Metade dos estádios de futebol em Portugal ficou por ocupar na época desportiva que terminou, segundo o “Relatório de Assistências do Futebol Europeu”, esta terça-feira apresentado pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), no Porto.

Segundo o mesmo trabalho, coordenado por Daniel Sá, diretor do IPAM, a média de assistências no futebol nacional – avaliada em 10.958 espectadores por jogo – subiu nove por cento em relação à época passada, tendo sido a terceira que mais cresceu, apenas superada pela Ucrânia e pela Suécia.

Segundo as contas do relatório, a que a agência Lusa teve acesso, a Liga portuguesa é o 12º campeonato com melhor média de espectadores por jogo, caindo um lugar face à temporada anterior.

A análise mostra, ainda, que a Alemanha (com 96,1 por cento), a Inglaterra (95,5 por cento) e a Holanda (91 por cento) ocupam o top dos países com maior taxa de ocupação.

Ainda no que toca à média de assistências por jogo, a Bundesliga volta a sagrar-se campeã europeia, com uma média de 45.114 espetadores por jogo.

Das principais ligas de futebol europeias, 11 aumentaram a média de assistências e nove diminuíram o número de adeptos por jogo.

A Grécia (22 por cento), a Áustria (12 por cento) e a Itália (6 por cento) são os países onde a queda das assistências foi mais acentuada.

No caso dos clubes portugueses, e pela primeira vez nos últimos três anos, o emblema que se sagrou campeão, o FC Porto, não foi o que mais adeptos levou ao estádio: com uma assistência média de 42.463 adeptos, a Luz foi o recinto que registou a melhor bilheteira.

Foram mais de seis mil adeptos por jogo comparando com a assistência no Estádio do Dragão, do FC Porto, que, em relação à época anterior, sofreu uma redução de cinco por cento na média de assistências.

O Sporting, por sua vez, conseguiu captar uma média de 34.493 adeptos, o que revela um aumento de 39 por cento face à época passada.

Graças à subida de 21 lugares, registada pelo Estádio Alvalade XXI no ranking continental das assistências, os três grandes integram o lote dos 50 clubes europeus que mais adeptos levaram aos estádios.

Neste capítulo, o Borússia de Dortmund é, pelo segundo ano consecutivo, o campeão europeu das assistências, pois o Signal Iduna Park, na última época, registou uma média de 80.521 espectadores por jogo, o que equivale a uma taxa de ocupação de 99,75 por cento.

O Camp Nou (Barcelona) e o Old Trafford (Manchester United) foram, respetivamente, o segundo e terceiro estádios com melhores resultados de bilheteira.

Estes dados foram hoje apresentados durante a IV Conferência de Marketing para Desporto, organizada pelo IPAM-Porto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.