O resultado líquido negativo da Sporting SAD nos nove primeiros meses do exercício 2011/2012 agravou-se em mais de 500 por cento face a igual período do ano anterior, chegando agora aos 30,9 milhões de euros.

Esta evolução nas contas de nove meses da Sporting SAD, hoje comunicadas à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, é «totalmente explicada», segundo a sociedade, com a evolução negativa das rubricas "Pessoal" e "Custos/Proveitos com Transações e Passes de Jogadores".

Os custos com o pessoal cresceram mais de nove milhões de euros, para 29,9 milhões, o que representa percentualmente um agravamento de 45,8 por cento. Em termos de transações e passes de jogadores, passou-se de +6,7 milhões para -9,8 milhões de euros, ou seja uma divergência de 16,5 milhões (-247 por cento).

No período compreendido entre julho de 2011 e março de 2012, a SAD sportinguista contabilizou receitas de 29,9 milhões de euros, em crescimento de 11,2 por cento. Ao mesmo tempo, os custos aumentaram 36,2 por cento, para 47,4 milhões de euros.

A SAD do Sporting destaca a rubrica "Bilheteira e Bilhetes de Época", a crescer 894 mil euros (16,4 por cento) e refere que a diminuição em «quotizações» se deve ao facto de a SAD ter passado a receber, desde outubro, 25 por cento das quotas pagas pelos sócios do clube.

A 31 de março, o ativo da SAD cresceu 7,1 por cento, para os 146,1 milhões, «resultante do esforço de investimento realizado para o reforço da competitividade da equipa principal (Ativo Fixo Intangível - Valor do Plantel)».

Quanto ao passivo, cresceu em quase um quarto - 24,5 por cento - ultrapassando agora os 206,7 milhões de euros. A explicação é, por um lado, o «resultado negativo da exploração do período», e por outro a «contabilização das parcerias nos investimentos efetuados no plantel».

A SAD do Sporting destaca ainda, na comunicação enviada à CMVM, que o ano desportivo foi «marcado por resultados inferiores aos que seriam normalmente expetáveis, sobretudo no que se refere à Liga Nacional», com o Sporting a ser quarto posicionado e a garantir o acesso ao “play-off” de acesso à Liga Europa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.