Um associado do Vitória de Guimarães propôs hoje a expulsão de sócio do Vitória de Guimarães de Emílio Macedo da Silva, anterior presidente da direção, durante a assembleia-geral (AG) extraordinária que teve lugar no pavilhão do clube.

O pedido para votação dessa proposta foi formulado por um sócio que a justificou com a gestão do anterior dirigente, que conduziu o clube à atual grave situação financeira.

O Conselho de Jurisdição (CJ) do Vitória vai agora analisar o pedido, conforme revelou no final o presidente da direção, Júlio Mendes, que remeteu uma posição sobre o assunto para depois dessa observação do CJ.

Emílio Macedo da Silva foi eleito duas vezes presidente do Vitória de Guimarães, primeiro em 2007, depois em 2010, mas não terminou o último mandato, tendo a sua direção pedido a demissão em fevereiro deste ano.

Os sócios do Vitória de Guimarães aprovaram hoje na AG extraordinária o relatório e contas de 2010/11, chumbado em outubro do ano passado, ainda na presidência de Macedo da Silva, e concederam poderes à direção para constituir garantias com vista à viabilização e reestruturação financeira do clube.

Estas duas decisões foram aprovadas pela esmagadora maioria dos 400 associados e eram consideradas fundamentais pelos responsáveis vitorianos para a prossecução do Plano Extrajudicial de Conciliação (PEC) com o IAPMEI e para obter as consequentes certidões tributárias exigidas pela Liga para a inscrição da equipa de futebol no próximo campeonato.