Paulo Fonseca, de 39 anos, falava no decorrer da cerimónia de apresentação da nova equipa técnica do Paços de Ferreira, que contará ainda com Nuno Campos, um companheiro de sempre, e Pedro Correia, elemento da "casa" e responsável pelo treino dos guarda-redes, apesar de haver lugar para um novo elemento, ainda por definir.

«Agradeço a oportunidade e confiança que a direção depositou em mim. É um enorme desafio, que enfrento com grande entusiasmo, e espero estar à altura», disse Paulo Fonseca, admitindo que o interesse do clube resultou do trabalho realizado no Desportivo das Aves, terceiro classificado na Liga de Honra.

Aos jornalistas e adeptos, que se concentraram na sala de imprensa da Mata Real, o debutante treinador da Liga reconheceu que «o Paços tem construído todos os anos uma história da qual se pode orgulhar» e prometeu dar continuidade ao trabalho do seu antecessor, Henrique Calisto, focado na permanência da equipa.

«Os objetivos são os normais, passam pela permanência», sublinhou Paulo Fonseca, insistindo que pretende colocar o seu cunho pessoal num trabalho de continuidade, sem fugir à identidade do clube.

Desafiado a falar do que pretende para a equipa, Fonseca, para quem trabalhar na Liga foi um sonho que sempre o perseguiu, confessou ser «adepto do futebol de qualidade», fazendo votos para que o futebol a apresentar possa «proporcionar prazer às pessoas» e que seja «uma equipa de que os pacenses se possam orgulhar».

Em relação ao plantel, Paulo Fonseca falou em «entradas criteriosas e pontuais», sem entrar em detalhes, dado ser necessário conhecer primeiro aqueles com quem pode contar, apesar de reconhecer que «o plantel está recheado de qualidade», garantindo que não pretende fazer nenhuma revolução no grupo de trabalho.

O defesa Luisinho e o avançado Michel, dados como certos no Benfica, têm contrato com o clube pacense e o seu presidente, reeleito na semana passada, garantiu que «com o Paços de Ferreira não há nada de concreto».

Carlos Barbosa escusou-se também a falar em números para a nova época, mas prometeu «um orçamento dentro da realidade» para um plantel profissional que, segundo o treinador agora apresentado, com um contrato válido para as próximas duas temporadas, não excederá os 23 ou 24 elementos.

Até ao momento, o médio brasileiro Uillian, de 22 anos, ex-jogador do Santa Cruz, clube do campeonato Gaúcho, é o único reforço conhecido para a nova época.

Segundo o programa de trabalho já definido, os exames médicos serão realizados a cinco e seis de julho, no dia sete será feita a apresentação da equipa, seguindo-se um estágio, em princípio em Seia, até ao dia 14.