José Veiga, Luís Duque e Rui Meireles, três dos quatro arguidos no processo de alegada fraude fiscal relacionada com a transferência do futebolista João Pinto para o Sporting, prestam declarações em tribunal na sessão de quinta-feira.

Na audiência na 6.ª Vara do Tribunal Criminal de Lisboa (09h30) não estará presente o arguido João Vieira Pinto, uma vez que o atual diretor da Federação Portuguesa de Futebol integra a seleção nacional no Euro2012, ausência autorizada pelo coletivo de juízes, presidido por Helena Susano.

O depoimento de Luís Duque e Rui Meireles, sobre os quais impende também a acusação de branqueamento de capitais, estava previsto para 1 de junho, sessão em que depôs João Pinto, desresponsabilizando-se pela fuga ao Fisco.

O processo tem que ver com alegada fraude fiscal no pagamento de prémio de assinatura de contrato de João Pinto, em 2000, no valor de 3,4 milhões de euros.

Em meados de janeiro de 2011, o Ministério Público (MP) proferiu acusação contra José Veiga, João Pinto e Luís Duque e Rui Meireles, administradores da SAD do Sporting à altura dos factos.

A acusação refere que o prémio de assinatura de transferência do jogador foi omitido no contrato, lesando o Estado no valor correspondente ao imposto por cobrar.

O MP deduziu pedido de indemnização no valor total de 678.490,23 euros.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.