A União Desportiva de Leiria, que vai disputar os campeonatos distritais de Leiria, pretende apoio da Câmara de Leiria para jogar no Estádio Municipal, construído para o Euro2004 e sem equipa residente há um ano.

O presidente do clube, Mário Cruz, avançou à agência Lusa a pretensão de pedir ajuda à autarquia para que a nova equipa possa jogar no estádio, sem jogos de futebol regulares há um ano, desde que a SAD cortou relações com a Leirisport, que gere a infraestrutura.

«O primeiro passo é encontrar um local para jogarmos. Vamos marcar uma reunião com a Câmara para debater essa questão. Mas se queremos aproximar o clube da população de Leiria, a equipa tem de jogar no Estádio Municipal. Era importante que a Câmara e a Leirisport não perdessem esta oportunidade de aproximar a equipa à cidade», afirma o dirigente.

Segundo o presidente da União de Leiria, a decisão de inscrever uma equipa nos campeonatos distritais, anunciada na terça-feira, acontece depois da assembleia magna realizada na sexta-feira, «onde quem se pronunciou a favor de jogarmos no distrital, fê-lo no sentido de jogarmos no Estádio Municipal».

Para Mário Cruz, qualquer alternativa longe de Leiria não faz sentido, porque é preciso «mobilizar as pessoas».

Na terça-feira, a União de Leiria informou também que a nova equipa, uma das "herdeiras" da formação profissional despromovida dos campeonatos da Liga, será orientada pelo antigo "capitão", Luís Bilro.

A outra "herdeira" é equipa da SAD, que anunciou a inscrição na II divisão nacional.

Entretanto, para lá da constituição de duas equipas distintas, as relações entre o clube e SAD estão conturbadas. O ex-presidente da SAD, João Bartolomeu, deu ordem para que fossem retirados equipamentos, bolas, mobiliário e outros objetos que fazem parte do património da SAD e que estavam na sede do clube.

«A SAD levou tudo o que era dela», revelou Mário Cruz, assumindo ter ficado surpreendido.

«Entenderam retirar o que era deles e estão no seu direito. Eram coisas que íamos usar para os escalões jovens, mas não vai ser por falta de equipamentos que não jogamos"» frisou o presidente do clube.