O presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), Joaquim Evangelista, garantiu hoje que a edição do ano passado do "Estágio do jogador" empregou mais de metade dos futebolistas inscritos da zona Norte.

«No ano passado, na Zona Norte, tivemos uma taxa de colocação de jogadores que superou os 50 por cento e este ano queremos ir ainda mais longe», disse Evangelista, durante a conferência de imprensa da 10.ª edição do Estagio do Jogador, destinada a futebolistas desempregados.

O presidente do Sindicato dos Jogadores destacou a importância deste estágio no sentido de oferecer aos atletas sem contrato a oportunidade de evoluírem em treino e competição.

«O Estágio do Jogador permite aos futebolistas no desemprego evoluírem os aspetos físicos, técnicos e táticos, constituindo uma opção válida para os clubes e SAD's interessadas em contratações», explicou Joaquim Evangelista.

O estágio decorre de 02 de julho a 31 de agosto e estão programados pelo menos seis jogos de preparação contra equipas profissionais.

Académica (04 de julho), Freamunde (07 de julho), Braga B (10 de julho) e Rio Ave (15 julho) são os adversários já definidos na Zona Norte e Belenenses (10 de Julho) e Estoril (17 de Julho) são os oponentes da equipa SJPF da Zona Sul.

Estes jogos não excluem a participação da equipa do sindicato no Torneio Internacional FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol), a realizar na Holanda (Rijnsburg), nos dias 20 e 21 de Julho onde a equipa portuguesa integra o Grupo A, juntamente com a Eslovénia e Holanda (vencedora da última edição).

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol vai ainda organizar dois torneios, um na Zona Sul e outro na Zona Norte, convidando três equipas que, juntamente com a do Sindicato, disputarão uma competição quadrangular.

O torneio será integrado na Feira Football JOBS, evento que, ao «longo de um dia, será a base da promoção do intercâmbio entre jogadores, dirigentes, treinadores, empresários e clubes».

No seguimento do protocolo estabelecido entre o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol e o Conselho Português para os Refugiados (CPR), o Estágio vai também acolher cinco futebolistas refugiados no nosso país, que terão a oportunidade de desenvolver e mostrar as suas capacidades.

«Assim estamos igualmente a cumprir a nossa função social e a lutar pela integração desses jogadores», assinalou o presidente do sindicato.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.