Agostinho Oliveira, responsável pelos escalões de formação do Sporting Clube de Braga, depois de uma longa carreira nas seleções portuguesas, está em Joanesburgo para ajudar nos primeiros passos da novíssima academia dos "arsenalistas" na África do Sul.

Acompanhado de Hugo Vicente, outro elemento com vasta experiência na formação ao serviço do Sporting de Braga, Oliveira administra, até à próxima segunda-feira, 02 de julho, clínicas de treino a jovens entre os 12 e os 18 anos nas instalações de Bedfordview, em Joanesburgo, naquela que é a primeira academia de um clube português na África do Sul.

«Este é um projeto importantíssimo para o Sporting de Braga, permite-nos dar expressão aos desejos de muitos aqui na África do Sul, de contarem com uma formação avançada na modalidade, de projetar o clube no mundo e de eventualmente vir a utilizar em Portugal talentos formados nesta academia», disse à agência Lusa Agostinho Oliveira.

O técnico, que esteve na África do Sul em 2010 ao serviço da seleção nacional portuguesa como adjunto de Carlos Queiroz, manifestou grande admiração pelo país, pelas infraestruturas existentes e não duvida dos benefícios mútuos de um projeto como este.

«Vamos formar jogadores e treinadores nos aspetos mais técnicos e de metodologia e sabemos que temos muito a dar e a receber. Este é um percurso com dois sentidos», salienta Agostinho Oliveira.

O técnico e comentador desportivo Zeca Marques é o responsável pela academia do Sporting de Braga em Joanesburgo e o intercâmbio de formadores e jogadores deverá, segundo Oliveira, fazer-se regularmente.

Durante a clínica que decorre esta semana, é muita a azáfama de miúdos e pais nas instalações do Bedfordview Country Club, onde o nome do Sporting Clube de Braga já aparece em grande destaque nas paredes da sede e logo à entrada num marco de cimento erguido no parque de estacionamento.

Para os responsáveis locais, a formação, um dos "calcanhares de Aquiles" do desporto-rei na África do Sul, dá um salto qualitativo com a injeção de experiência de Agostinho Oliveira e outros formadores do Sporting de Braga.