O FC Porto, bicampeão português de futebol, inicia segunda-feira a preparação da época 2012/13, com todas as “joias da coroa” vinculadas, mas sob cobiça alheia, num mercado muito pouco visitado pelos “dragões” durante o defeso.

Ao Centro de Treinos do Olival (Gaia) rumará um número de jogadores aquém do total do plantel, pois grande parte deles ainda se encontra de férias, devido aos tardios compromissos internacionais.

Razão pela qual o estágio marcado para Prangins (Suíça), entre 09 e 15 de julho, se deverá realizar sem algumas das maiores figuras portistas, que não farão os primeiros dois jogos de preparação: Servette (dia 11) e Évian (14).

Os trabalhos da equipa de Vítor Pereira, que também permanece para defender o seu primeiro título conquistado, começarão com os habituais testes médicos e físicos, dos quais estarão ausentes, para começar, os futebolistas que defenderam as cores portuguesas no Euro2012.

Chegarão mais tarde (e disso também dependem os movimentos do mercado) João Moutinho, Rolando, Varela, Miguel Lopes e Beto (que esteve emprestado ao Cluj).

Dos restantes internacionais, também estarão mais uns dias ausentes Hulk, Alex Sandro, Danilo (Brasil), Álvaro Pereira (Uruguai) e James Rodriguez (Colômbia), por terem estado ao serviço das suas seleções.

O trio brasileiro e o avançado colombiano estão também dependentes dos Jogos Olímpicos de Londres, que se realizarão em agosto, tal como Iturbe, este último para os compromissos da Argentina.

Claro que o mercado pode, também, baralhar todas estas contas, com especial foco no “Incrível”, cujo nome tem sido associado ao interesse de clubes como o Chelsea ou o Paris Saint-Germain, os mais noticiados mas nunca confirmados oficialmente pela SAD portista.

Mas não é apenas Hulk que tem estado nas bocas do mundo desde a conquista do 26.º título nacional pelos portistas, pois também João Moutinho e James Rodriguez têm sido motivo de noticiário na Imprensa nacional e internacional, aludindo ao facto de terem cativado o interesse de clubes com reconhecido poder económico na Inglaterra.

E, atendendo à montra do Euro2012, o internacional português valorizou-se com exibições capazes de “abrir cordões à bolsa”, tal como as atuações da época passada e na seleção colombiana de James Rodriguez.

Porém, no que diz respeito às fórmulas de gestão da SAD “azul e branca”, tudo não passa de especulação até ao dia em que as autoridades bolsistas são informadas de qualquer mudança no plantel ou restantes ativos.

Tal aplica-se aos que podem sair, aos que podem entrar (os media desportivos insistem no ponta-de-lança colombiano Jackson Rodriguez, dos mexicanos Jaguares) e dos que regressam de empréstimos, como, entre outros, Miguel Lopes (Sporting de Braga), Castro (Gijón), Belluschi (Génova), Beto (Cluj), Sereno (Colónia), Kelvin e Cristian Atso (Rio Ave).

Até ao momento, o guarda-redes Igor Stefanovic (ex-Santa Clara) foi a única contratação oficializada e, atendendo ao número de guardiões com vínculo à “casa” (Helton, Bracalli, Beto e Kadu), é provável que inicie a época na equipa “B”, que jogará na Liga de Honra.

A questão da equipa “B” é, por isso, relevante na formação do plantel principal até ao fecho do mercado (31 de Agosto), até porque os portistas foram os mais animados defensores do processo, o qual permitirá a utilização dos mais jovens e menos utilizados nos dois campeonatos.

É de referir ainda que os jogadores pisarão um relvado totalmente novo no Estádio do Dragão e que a equipa “B” receberá os adversários da “Honra” no Estádio Jorge Sampaio, em Pedroso (Gaia).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.