A equipa B do Sporting de Braga, que vai disputar a Liga de Honra de futebol, apresentou-se hoje ao trabalho com 20 jogadores, a maioria proveniente da sua formação, e com a ambição de fazer um campeonato «tranquilo».

O plantel ainda não está fechado e, no final, deve ser composto por 25 jogadores, pois o treinador, Artur Jorge, quer mais três reforços, dois defesas centrais e um médio, que confiram mais experiência ao grupo.

Hoje apresentaram-se 20 atletas, já que os guarda-redes Pedro Cavadas (ex-Boavista, a trabalhar com a equipa A) e Bruno Martins (ex-júnior, devidamente autorizado) não marcaram presença no primeiro treino da temporada, tendo os guarda-redes dos juniores Tiago Sá e Rafael Alves suprido essas faltas.

Além destes, Artur Jorge tem, para já, à sua disposição os defesas direitos Ruben Freitas (ex-júnior) e Leandro Albano (ex-Belenenses), os defesas centrais Palmeira (regressa do empréstimo ao Vizela) e Aníbal Capela (regressa do empréstimo ao Sporting da Covilhã) e os defesas esquerdos Afonso Figueiredo (ex-júnior) e André Pires (ex-Belenenses).

Ainda fazem parte do plantel os médios Wanderson (regressa do empréstimo ao Vizela), Mauro (ex-Gil Vicente), Tiago Ribeiro (regressa do empréstimo ao Vizela), Victor Nikiema (ex-júnior), Nuno Valente (regressa do empréstimo ao Vizela) e Carlos Eduardo (ex-júnior) e os avançados Tomás Dabó (ex-júnior), Ricardo Valente (ex-Aliados FC Lordelo), Piqueti (ex-júnior), Xavier (ex-Tourizense), Alan (ex-júnior), Zé Manuel (regressa do empréstimo ao Vizela), Bérgson (ex-Grémio Porto Alegre) e Diogo Ribeiro (ex-Académica).

Victor Nikiema e Alan não estiveram presentes, mas devem chegar até ao final da semana, informou o clube.

O técnico frisou «a ambição natural de fazer um bom trabalho, de ter uma equipa competitiva e de poder valorizar os jogadores para que possam ser reconhecidos com a capacidade necessária para jogar na equipa principal do clube, que é um dos objetivos da equipa B».

Artur Jorge admitiu como «natural» que um plantel muito jovem e maioritariamente proveniente da formação do clube sinta dificuldades de adaptação à Liga de Honra, um campeonato muito competitivo, mas disse-se «confiante» numa «classificação tranquila».

«Estes jogadores precisam de ganhar maturidade e perceber rapidamente a competitividade da II Liga, mas essa exigência e essas dificuldades vão ajudar os jogadores a chegar à equipa principal. Pode haver igual ao Sporting de Braga mas melhor não há e os jogadores têm que ter essa consciência», disse.

A equipa vai prosseguir o plano de treinos diário e estagiar de 15 a 21 de julho, em Braga.

O Sporting de Braga B já tem os seguintes jogos de preparação agendados: Santa Clara (18 de julho, em Fão, às 10h00), Varzim (21 de julho, jogo de apresentação, em casa, às 18h00), Estoril (25 julho, em Melgaço, 18h00), Coruxo (28 julho, em Coruxo, Espanha, 18h30), Desportivo de Chaves (04 agosto, em Chaves, 18h00), Tirsense (05 agosto, em Santo Tirso, 18h00).