O treinador de futebol do Vitória de Guimarães disse hoje que a época vai ser difícil, fruto da crise financeira vitoriana, mas prevê que daqui a dois, três anos, os vimaranenses estejam à frente de muitos.

«Isto é uma passagem para a outra margem e não é fácil, mas ainda vamos ser reconhecidos por termos estado envolvidos nela. A ajuda e compreensão dos sócios e adeptos é fundamental para que o Vitória se torne num clube mais forte», afirmou Rui Vitória, na conferência de imprensa que antecedeu o primeiro treino da temporada.

O técnico considera que a «reestruturação» que o clube atravessa era necessária mesmo sem dificuldades financeiras - «é também por convicção» - e entende que o Vitória «está avançado no tempo e a fazer o que alguns clubes terão que fazer».

«Prevejo que daqui a dois ou três anos vamos ter jogadores a jogar a um nível muito elevado e que vamos estar à frente de muitos clubes», disse.

Os adeptos, cerca de 300, pediram aos jogadores, numa tarja, «sacrifício e suor para um Vitória melhor» perante os olhares do presidente e do vice-presidente para o futebol, Júlio Mendes e Luís Cirilo, respetivamente.

Rui Vitória não estabeleceu um objetivo para a temporada e disse que o facto de, neste momento, o plantel ter apenas 17 jogadores «não é um drama», apesar de «não ser o ideal».

«Vamos fazer o nosso caminho, que é difícil, mas sabemos disso e estamos preparados. Como treinador, gostaria que as coisas estivessem melhores, mas o Vitória está a passar por uma reestruturação, por uma mudança de filosofia e, até, de paradigma, para construir um futuro melhor», disse.

Apesar do orçamento para o futebol ter sofrido uma redução substancial, o Vitória vai «enfrentar esta época com uma ambição e entrega tremendas e vontade de ganhar todos os jogos».

«Vamos tentar a melhor classificação possível, mas não estou nada preocupado com isso», disse o técnico.

O defesa direito Alex disse que os jogadores sabem que este será um ano difícil, mas que «visa a sustentabilidade do clube no futuro» e elogiou a aposta na «juventude e na formação do clube».

«Estaria a mentir se dissesse que é normal [começar com o plantel muito indefinido], o ideal seria começar com um grupo quase definido, mas o clube está a arrumar a casa. Ainda falta muito tempo para começar e todos os clubes estão um pouco assim. Há que ter paciência e acreditar que é possível fazer uma boa época. O objetivo passa por honrar esta camisola, este ano não há metas traçadas, mas a dedicação e a entrega têm que ser máximas», disse.

João Alves falhou o primeiro treino, com uma ferida no pé direito. Tomané, Marco Matias, Paulo Oliveira e Dinis, da equipa B, integraram o apronto.

Estão já agendados os seguintes jogos de preparação: Freamunde (18 julho, às 20:00, fora), Penafiel (21 julho, 10:00, em casa), Feirense (24 julho, 18:00, fora), Paços de Ferreira (28 julho, 10:00, em casa), Moreirense (31 julho, 18:00, fora), Rio Ave (04 agosto, 18:00, fora), Freamunde (07 agosto, 10:00, casa), Penafiel (08 agosto, 18:00, fora).