O presidente do Nacional pediu esta quarta-feira a demissão do secretário regional da Educação que tutela a pasta do Desporto no Governo da Madeira, depois de este ter anunciado na terça-feira o novo enquadramento dos apoios aos clubes.

Insatisfeito com o corte de mais de 20 por cento na subvenção atribuída ao Nacional e pela forma como o processo foi conduzido pela tutela, Rui Alves, além de ter pedido a demissão de Jaime Freitas, decidiu também que não se irá recandidatar nas eleições do clube, em setembro, tendo transmitido essa intenção esta tarde ao presidente da Assembleia-Geral, Miguel de Sousa.

«Quem não percebe disto, mesmo convidado para governar, deve recusar. Quem não tem competência para ocupar os cargos, deve recusar. Acho claramente que o secretário da Educação deveria demitir-se. Não tem competência para ocupar o cargo, porque traiu o presidente do Governo», considerou Rui Alves, referindo-se ao secretário regional da Educação, no final da reunião mantida esta tarde com Miguel de Sousa.

Rui Alves ilibou o presidente do Governo Regional de qualquer responsabilidade sobre matéria, evocando o discurso de Alberto João Jardim no jantar de aniversário do clube, em dezembro de 2011.

«Se pegarmos naquilo que foi o discurso de Alberto João Jardim relativamente a esta matéria, e à sensibilidade que na altura mostrou, percebe-se que o epílogo desta situação não seria esta. Por isso, Jaime Freitas traiu o movimento desportivo, está há nove meses a falar muito mas sem dizer nada. É manifestamente incompetente na abordagem destas matérias», considerou.

O responsável máximo do clube da Choupana considera que o desporto na Madeira «está a viver uma verdadeira desgraça».

«Se aquilo que acontece no Desporto acontece também na Educação, estamos a viver uma verdadeira desgraça num setor fundamental para o desenvolvimento da Região», observou Rui Alves.