O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) apelou hoje à «responsabilidade» de todos e defendeu a renovação do fundo de garantia salarial das competições profissionais, na ordem dos 300 mil euros, após ser ouvido na Assembleia da República.

«Manifestámos a nossa disponibilidade para, juntamente com a Liga (de clubes) e Sindicato (de jogadores), reforçar ou renovar do fundo que já existiu para as provas profissionais. O anterior era de 300 mil euros. Provavelmente, terá o mesmo valor», afirmou Fernando Gomes à saída da audição pelo Grupo de Trabalho para o Desporto, presidido pelo deputado social-democrata Paulo Cavaleiro.

As dificuldades económicas da "indústria" do futebol, sua sustentabilidade, as regras de desportivismo ("fair-play") financeiro a serem impostas, bem como outras questões como a verdade desportiva ou os apoios estatais à atividade física dos cerca de 150 mil praticantes portugueses federados dominaram os trabalhos do encontro.

«Com os atuais sintomas de crise económico-financeira da nossa sociedade, esse risco no futebol sempre existe. Apelo à responsabilidade de todos os agentes - clubes, dirigentes, jogadores, treinadores - para que haja consciência das regras e zelem pelo cumprimento das normas. Não podemos prometer mais do que aquilo que podemos cumprir», continuou, quando questionado sobre se a próxima época poderá ser afetada por problemas de salários em atraso como os vividos pelas diversas equipas das Ligas profissionais em 2011/2012.

Fernando Gomes prometeu que a FPF irá tomar «todas as iniciativas ao seu alcance para ir ao encontro das dificuldades sentidas pelos clubes».

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.