O técnico José Mourinho considerou hoje que FC Porto e Benfica vão lutar lado a lado pelo título de campeão português, numa época em que o futebol vai ter de adaptar-se à crise.

«Os dois grandes estão um bocadinho à frente do terceiro e do quarto. Tudo leva a crer que Benfica e FC Porto vão estar lado a lado na luta pelo título, com o Sporting e o Sporting de Braga a também quererem lutar», afirmou Mourinho, que hoje que hoje recebeu o Prémio Prestígio da Associação dos Jornalistas de Desporto (CNID).

Mourinho, que já orientou o Benfica e o FC Porto, considerou que o «futebol tem que se adaptar aos tempos e à situação difícil da Europa e do país» antevendo uma época «com mais equilíbrio, mais contenção, menos cifrões, menos nomes sonantes, mas sempre com os mesmos objetivos».

Confessando-se um «adepto incondicional da seleção», Mourinho defendeu a ideia de que o futebol deve pensar mais na equipa nacional.

«Acho que o futebol tem que pensar um bocadinho nisso, a seleção não pode comprar jogadores precisa que os jogadores sejam feitos», disse o técnico do Real Madrid.

José Mourinho lembrou que Portugal tem cinco árbitros que arbitraram as finais do Euro2012 e da Liga dos Campeões, que devem ser ajudados.

«É preciso dar-lhes espaço e tranquilidade para crescerem», disse, admitindo: «Estou a falar contra mim próprio, só a maturidade me tem ajudado a crescer».

Com quatro internacionais portugueses na equipa madrilena, José Mourinho admitiu que não levaria outro jogador português para o Real Madrid.

«Acho que não levava nenhum, a não ser que não gostasse dele. É vida muito difícil, tem que ser um Cristiano Ronaldo ou um Pepe, um homem feito, uma mentalidade especial para resistir a uma situação que não é fácil. Não é ser melhor do que os outros, é ser muito melhor».