O antigo futebolista português Eusébio, agora embaixador do Benfica e da seleção portuguesa, desejou hoje que os “encarnados” ganhem a taça com o seu nome, mas admitiu ficar «contente» se o Real Madrid conquistar o troféu.

«Eu, em Espanha, sou Real Madrid, toda a gente sabe. Acima de tudo sou Benfica, mas adoro o Real Madrid. Fico contente se a taça ficar em Lisboa, mas se o Real Madrid ganhar também fico contente porque ficará lá na prateleira a ‘Copa Eusébio’. É bonito. Fico vaidoso de lá estar», afirmou a “Pantera Negra”, em conferência de imprensa no Estádio da Luz.

O recinto das “águias” vai ser hoje palco do confronto de preparação Benfica-Real Madrid, pela disputa da denominada “Eusébio Cup”, a partir das 19h00.

«Quero agradecer do coração a vinda do Real Madrid a Lisboa, que eu conheço através de um senhor, D. Alfredo Di Stefano. Ainda em África, com 10 ou 12 anos, sempre o segui. Não havia relato, mas apanhava um jornal com um mês que as pessoas deitavam fora», disse Eusébio, referindo-se ao seu ídolo hispano argentino.

Sobre os recentes problemas de saúde, Eusébio garantiu que está «tudo bem, graças a Deus», exibindo o seu mais novo e fiel “amigo” - uma canadiana para ajudar a apoiar a perna esquerda.

O antigo avançado do Real Madrid Fernando Morientes, agora dedicado ao treino das camadas jovens dos “merengues”, mostrou-se agradecido ao técnico português José Mourinho pelo trabalho desenvolvido em Madrid.

«É muito importante. Conhece perfeitamente o funcionamento do clube, agora que já leva anos lá. Ficou com um papel muito importante dentro do organigrama. Todos nos ‘madridistas’ estão agradecidos pelo seu trabalho e dedicação constantes», afirmou.

Para Morientes, o «Real Madrid vai melhorando todos os anos, contratando os melhores do Mundo para construir o melhor plantel possível».

«Como em qualquer país, tem de haver um grande trabalho nas bases. Os grandes clubes como Benfica e FC Porto têm feito bom trabalho, mostrando-se entre a elite. E prova disso foi o grande susto da seleção portuguesa à Espanha no Euro2012», concluiu, referindo-se à meia-final decidida a favor da “Roja” nos penáltis.