O presidente da Associação de Futebol de Lisboa (AFL), Nuno Lobo, disse hoje que nenhum clube do distrito deixará de se inscrever nas competições por falta de dinheiro.

«Numa altura de crise económica e financeira, também os clubes são afetados. Mas, comigo na presidência na AFL, nenhum vai deixar de se inscrever por falta de dinheiro. Eu e a minha direção já recebemos mais de 80 clubes, nas últimas três semanas, e não houve um único que possa dizer que não se inscreveu por falta de dinheiro», frisou Nuno Lobo, em declarações à agência Lusa.

Segundo o dirigente lisboeta, a estrutura distrital estabelece «acordos e parcerias com os clubes para que a prática e o fomento da modalidade não tenham a crise como obstáculo».

Depois de ter recebido críticas de «dois ou três clubes» devido aos valores cobrados por inscrições de emblemas sem equipas seniores, Nuno Lobo reiterou a sua vontade de «romper com o que se passava há muitos e muitos anos, com a aposta no futebol no seu todo».

«Não posso admitir que as direções da AFL deem apenas ênfase ao futebol de formação e outras apenas ao futebol sénior. Para mim só há um futebol, o futebol total, onde cabe a formação, os seniores, o masculino e o feminino. Perante esta nova estratégia, há sempre aquelas pessoas que, agarradas ao passado, têm medo de olhar para o futuro», frisou.

Segundo Nuno Lobo, os clubes com futebol sénior «não pagam uma taxa de incremento do fomento desportivo, que é aplicada ao futebol de formação».

«Uma equipa sénior, por fim de semana, com as taxas de jogo e arbitragem pagam o mesmo que uma equipa de formação paga durante toda a época desportiva, porque, na formação, é a AFL que paga. Numa época de crise, a tendência é acabar com o futebol sénior - atualmente temos uma percentagem de 30 por cento de seniores e 70 na formação, ao contrário do que ocorria há 20 ou 30 anos – e temos de reequacionar a estratégia», concluiu Nuno Lobo, rejeitando ter prejudicado ou privilegiado qualquer escalão por «pensar o futebol no seu todo».