O Sporting de Braga conquistou, esta quarta-feira, a Taça do Minho em futebol, ao vencer o Gil Vicente, no Estádio Cidade de Barcelos, no desempate por pontapés da marca da grande penalidade (7-6).
No final dos 90 minutos regulamentares registou-se um empate 1-1. Marcou primeiro o Gil Vicente, por Pedro Pereira, logo no minuto inicial da partida, e, já em período de compensação, Éder fez a igualdade e levou a decisão para as grandes penalidades.
Com alguns indiscutíveis titulares no banco dos suplentes, o Sporting de Braga arriscou pouco e não conseguiu superiorizar-se a um Gil Vicente batalhador e que apresentou de início apenas cinco jogadores que fizeram parte do "onze" que começou a partida com o Benfica.
Desta vez, as coisas correram melhor para os barcelenses, que se adiantaram no marcador na primeira jogada ofensiva que desenvolveram. Luís Carlos, na esquerda, desenvencilhou-se de dois adversários e centrou para o coração da área, onde apareceu Pedro Pereira a cabecear com êxito.
Depois, assistiu-se a uma primeira parte equilibrada, em que não surgiram situações de golo para ambos os lados, e a única situação mais emotiva foi um remate de Alan, aos 14 minutos, que Lúcio defendeu para canto.
Na segunda parte José Peseiro fez entrar a quase totalidade dos jogadores que tinha disponíveis no banco e aí a qualidade de produção dos bracarenses melhorou consideravelmente. As situações de perigo junto à área do Gil Vicente foram mais constantes, e o resultado só não se alterou porque na baliza gilista estava Adriano Facchini, que negou o golo a Ismaily, aos 57 minutos, e a Manoel, aos 67.
Passava já um minuto dos 90 regulamentares, quando Éder, na área, recebeu a bola no peito e, com um remate cruzado, fez o empate e deu justiça ao resultado.