O Sporting “descerrou o pano” sobre a pré-época com a conquista esta noite do Troféu Cinco Violinos e espera agora pela noite de estreia “a sério” na Liga, no dia 19, em Guimarães. Perante o Olympiacos, de Leonardo Jardim, os leões foram sempre superiores e venceram de forma justa por 1-0, com um bonito golo de Elias.

Numa partida que visava homenagear o inesquecível quinteto do ataque do Sporting na década de 40, constituído por Peyroteo, Travassos, Albano, Jesus Correia e Vasques, o técnico Ricardo Sá Pinto limitou a sua ofensiva a um trio: Capel, Carrillo e Wolfswinkel. O ‘reforço’ Viola ficou a assistir do banco de suplentes.

Talvez inspirada pelas glórias leoninas, a equipa de Alvalade entrou muito bem no jogo: pressionante, dinâmica e autoritária, remetendo os gregos ao contra-ataque. O golo podia ter chegado logo aos 3’, com um cabeceamento de Gelson a ser travado pelo guardião Roy Carroll. O reforço do meio-campo era um dos destaques neste arranque do jogo, tal como Elias, por quem todo o futebol do Sporting parece passar.

Aos 22’ foi a vez de Adrien ameaçar novamente a baliza grega, mas Carroll fez uma defesa instintiva com o peito e negou o golo ao Sporting. O domínio do encontro pertencia incontestavelmente aos leões e do Olympiacos pouco ou nada se via nesta fase.

A partir dos 30 minutos, o Sporting perdeu a afinação da sua “orquestra” e não mais se reencontrou até ao intervalo. Neste período houve ainda espaço para o primeiro lance de perigo grego, aos 34’ por Maniatis, a rematar por cima após um contra-ataque rápido.

O Sporting precisava de reencontrar a energia que mostrara nos primeiros minutos e seria o “maestro” brasileiro Elias a voltar a dar música aos 28554 espetadores em Alvalade. Quando estavam decorridos 54 minutos, o internacional canarinho dominou uma bola à entrada da área e rematou cruzado e rasteiro para um belo golo. O que parecia uma questão de tempo, acabou por só ser alcançado na segunda parte.

Foi então o melhor período dos leões, com a criação sucessiva de ocasiões de golo, onde o “solista” Elias brilhava a grande altura, sendo bem acompanhado por Capel e Carrillo. O Olympiacos, de Leonardo Jardim, não se mostrava capaz de criar muitas dificuldades aos leões e o técnico português parece ter ainda muito trabalho pela frente.

As alterações efetuadas acabaram por retirar algum ritmo à equipa de Sá Pinto, mas o marroquino Labyad notabilizou-se na reta final, com bons pormenores e dois remates perigosos. Contudo, o resultado não mais se alterou e o Sporting deixa assim em casa a primeira edição do Troféu Cinco Violinos. Depois do ensaio geral, é tempo do Sporting avançar para a estreia na Liga.