Um deserto de títulos e um oásis chamado Sá Pinto

O Sporting tem feito uma longa travessia no deserto nos últimos anos, vendo sempre o título de campeão à distância, como se se tratasse de uma miragem. Ricardo Sá Pinto é visto como um oásis onde mora a esperança da direção do Sporting e dos adeptos em fazer o clube regressar aos tão ambicionados troféus.

Se na época anterior o treinador entrou quando a caravana já tinha partido e apanhou a viagem a meio, este ano Ricardo Sá Pinto construiu uma equipa à sua imagem entre saídas e entradas de jogadores.

Esta é portanto a época, e este o teste de fogo, para o jovem treinador que procurará intrometer-se definitivamente na luta pelo título de campeão e alcançar uma prestação digna da história do clube, que tão bem conhece.

Construir uma equipa de trás para a frente

A defesa foi o setor mais em foco neste período de transferências. As saídas de João Pereira, Anderson Polga, Evaldo e Rodríguez assim o obrigaram.

Entre experiência e irreverência, os leões cativaram dois jogadores para a zona central que prometem ser referências no futuro. Boulahrouz e Marcos Rojo chegaram e parecem ter convencido o treinador, em detrimento dos atletas que já se encontravam no clube.

A titularidade concedida no último encontro de pré-época diante do Olympiakos é indício disso mesmo: em Alvalade há uma nova dupla de centrais.

Para o lugar de lateral direito, o Sporting resolveu o problema com a “prata da casa”. Depois de uma boa época na Académica, Cédric Soares regressou ao clube, com o qual tinha contrato, e assumiu o lugar deixado em aberto por João Pereira.

Insúa mantém-se como indiscutível no lado esquerdo, mas este ano tem mais e melhor concorrência. Pranjic, e até o próprio Rojo, são alternativas credíveis ao argentino.

Gelson Fernandes, um relógio suíço e um pulmão africano

O Sporting parece ter acertado em cheio na contratação do médio defensivo nascido em Cabo Verde e com nacionalidade suíça.

O jogador não precisou de muito tempo para entrar nas rotinas da equipa e tem uma capacidade física invejável. É rápido nas recuperações defensivas e uma boa referência para a primeira linha de construção de jogo. Gelson Fernandes promete ser um caso sério no meio campo leonino e Rinaudo terá de lutar muito para garantir um lugar que já foi seu.

Reforços a analisar

Labyad e Viola são jovens e vêm referenciados como muito talentosos.

O marroquino participou no Torneio Olímpico de futebol e chegou já a pré-época estava perto do fim. Deixou bons pormenores no jogo com o Olympiakos, mas ainda é cedo para se tirarem conclusões válidas.

Viola veio para fazer concorrência a Wolfswinkel, mas por agora assistirá no banco às prestações do holandês. A sua chegada e apresentação como reforço só se fizeram esta semana pelo que passará pelo habitual período de adaptação.

O Sporting inicia a sua campanha na Primeira Liga este domingo diante do Vitória de Guimarães (20h30).