O treinador do Gil Vicente, Paulo Alves, recusou esta sexta-feira fazer comparações com a época passada mas admitiu que «tudo é possível» no domingo, quando os minhotos receberem o FC Porto na jornada inaugural da I Liga de futebol.

Na última temporada, o Gil Vicente foi o único clube que conseguiu ganhar ao FC Porto no campeonato (3-1, também em Barcelos), um feito alcançado em «outra realidade», como considerou o treinador dos gilistas.

«[Em 2011/2012] Fizemos resultados que ninguém estava à espera e, na globalidade, conseguimos uma boa época», salientou Paulo Alves, lembrando, porém, a saída de alguns jogadores «com alguns anos de clube e que estavam inteirados de todos os processos que a equipa tinha».

A «gente nova» que chegou a Barcelos são, para o treinador, «mais-valias», que requerem, no entanto, «adaptação».

«É todo um novo processo que se tem que fazer no sentido de conseguir novamente uma equipa competitiva. Estamos no bom caminho mas isso leva sempre algum tempo. É uma vida nova onde tudo é possível», afirmou.

Apesar das mudanças, Paulo Alves garante que o Gil Vicente vai jogar para somar os três pontos, com «o máximo respeito pelo FC Porto e por todos os adversários».

O objetivo do Gil Vicente continua a ser a manutenção na I Liga e para isso, segundo Paulo Alves, «são precisos cerca de trinta pontos».

«Por isso vamos tentar fazê-los praticando bom futebol, mas se tivermos de o fazer com menos qualidade também conhecemos formas de o fazer», frisou.

Quanto ao adversário de domingo, o técnico gilista reconhece que «mudando um ou outro jogador, o FC Porto é sempre muito forte».

«É o campeão nacional e tem seguramente muitos pontos fortes e outros que podemos explorar. Vai continuar a ser uma equipa muito forte, muito competitiva e dificílima de bater. Por isso não podemos facilitar na concentração e na atitude se quisermos pontuar», concluiu.

Os gilistas vão treinar sábado pela manhã, em Galegos Santa Maria, à porta fechada, e no final será divulgada a lista de convocados, sabendo-se já que Luan e Éder estão impedidos de dar o contributo devido a lesão, enquanto Tiero encontra-se ao serviço da seleção do Gabão.

O encontro entre o Gil Vicente e o FC Porto está agendado para as 18h15 de domingo e será dirigido pelo árbitro Duarte Gomes, de Lisboa.