O FC Porto empatou, este domingo, a zero com o Gil Vicente no Estádio Cidade de Barcelos, em jogo de estreia das duas equipas na época 2012/2013 do campeonato português. À semelhança do Benfica, os azuis e brancos começaram a temporada com um empate.
O FC Porto começou a defesa pelo título de bicampeão nacional em Barcelos, onde na época passada sofreu a única derrota no campeonato. Na altura, a formação de Vítor Pereira perdeu por 3-1, atribuindo muitas culpas à equipa de arbitragem.
Para este desafio na cidade minhota, a novidade foi o regresso de Hulk ao “onze” portista, depois de o avançado brasileiro ter estado ao serviço da seleção brasileira e muitas incertezas quanto à sua continuidade nos Dragões.
Quem também regressou à equipa titular foi João Moutinho, que nos dois últimos jogos do FC Porto começou no banco de suplentes.
Na primeira parte do encontro, o FC Porto foi a equipa mais perigosa enquanto os homens orientados por Paulo Alves não criaram perigo ao adversário. O Gil Vicente manteve-se focado em tentar anular o meio-campo do FC Porto e travar as jogadas de ataque.
Aos 36 minutos de jogo, Lucho colocou a bola dentro da baliza, mas a equipa de arbitragem, liderada por Duarte Gomes, anulou o golo ao FC Porto.
Ao intervalo, o marcador permanecia a zero.
O FC Porto entrou mais afoito na segunda parte e prova disso foi o potente remate desferido por Hulk à distância, mas Adriano negou o golo aos Dragões com uma grande defesa.
Logo de seguida, o Gil respondeu com Pedro Pereira a atirar forte, com a bola a passar ao lado da baliza de Helton.
Vítor Pereira mexeu na equipa, substituindo o médio Fernando pelo ponta de lança Kléber e Alex Sandro entrou para o lugar de Mangala.
Numa altura em que o FC Porto começava a abrir o seu jogo, possibilitando mais jogadas de ataque aos gilistas, Duarte Gomes entendeu que, aos 70 minutos, James Rodríguez simulou grande penalidade e mostrou o cartão amarelo ao extremo colombiano. Prontamente, Vítor Pereira colocou Atsu no lugar de James.
A equipa comandada por Vítor Pereira tentou de tudo para chegar ao golo nos instantes finais mas a defesa do Gil Vicente esteve irredutível, com destaque para a eficácia e concentração de Cláudio e o guarda-redes Adriano.
FC Porto começa o campeonato a amealhar apenas um ponto, à semelhança do rival lisboeta, o Benfica.