Uma grande exibição do guarda-redes Ricardo Ribeiro garantiu este domingo ao Moreirense um justo empate (1-1) em Paços de Ferreira, num jogo pobre da ronda inaugural da I Liga portuguesa de futebol.

Por três vezes, aos 79, 83 e 85 minutos, Ricardo Ribeiro negou o golo aos locais, que procuravam adiantar-se novamente no marcador, depois da vantagem conseguida por André Leão, aos 35 minutos, ter sido anulada por Fábio Espinho, aos 81.

Os dois treinadores apostaram na continuidade, procurando tirar partido o mais possível das rotinas já adquiridas, com Paulo Fonseca a utilizar no "onze" os reforços Antunes e Cícero, e Jorge Casquilha a recorrer à experiência dos defesas Ricardo Pessoa e Diego Gaúcho e do médio Vinícius.

O Moreirense cedeu a iniciativa de jogo aos pacenses, com uma vigilância apertada de Vinícius a Vítor, que foi obrigado a procurar outras zonas do terreno para conseguir ter a bola, mas seria Filipe Gonçalves, contra corrente do jogo, aos 16 minutos, a desperdiçar a primeira oportunidade de golo.

Este lance libertou a formação de Moreira de Cónegos, que passou a jogar mais adiantada e fez abanar um pouco a confiança dos locais, que só à passagem dos 30 minutos voltariam a tomar conta do jogo, quase sempre em ações por Manuel José pela direita.

Na melhor jogada coletiva dos locais no primeiro tempo, aos 34 minutos, envolvendo Caetano, Antunes e Cícero, os pacenses ganharam um pontapé de canto na direita e, na insistência, Manuel José centrou para André Leão, de cabeça, inaugurar o marcador.

O Moreirense respondeu bem à adversidade e ainda antes do intervalo, aos 38 e 43 minutos, Pintassilgo e Fábio Espinho podiam ter restabelecido a igualdade, que apenas surgiu a nove minutos do fim, por Fábio Espinho, após jogada individual de Filipe Gonçalves.

Neste período, o Paços de Ferreira teve menos bola do que o adversário, que colocou mais unidades no ataque, mas podia ter saído vencedor na fase do “tudo por tudo”, não fosse Ricardo Ribeiro negar o golo a Cícero, Antunes e André Leão, num jogo em que o empate acaba por se justificar.