No primeiro encontro oficial da época, o Sporting não conseguiu marcar qualquer golo no Estádio D. Afonso Henriques.

Na frente, Van Wolsfwinkel pareceu algo desapoiado e as oportunidades de golo escassearam ao longo dos 90 minutos.

Tem-se questionado sobre se o Sporting ainda deveria ir ao mercado buscar mais algum jogador para essa posição, mas em declarações ao SAPO Desporto, o antigo avançado leonino, Jorge Cadete, refere que ainda é cedo para se tirar conclusões sobre se o Sporting necessita de ir ao mercado para contratar mais um avançado.

«Ainda é cedo, até porque estamos na primeira jornada. Normalmente nestes primeiros jogos as equipas não estão no seu melhor em termos de rendimento. Penso que o Sporting tem jogadores que poderão fazer essa lugar. Claro que é necessário muito trabalho específico para que quando se chegue à competição, um avançado quando tiver duas oportunidades, concretize uma».

Para o ex-jogador, o Sporting teve a coerência de construir uma equipa de trás para a frente. E a solidez defensiva que se viu poderá ter repercussões no resto da equipa.

 «Existiu a coerência de construir uma equipa como se constrói uma casa. Primeiro os alicerces, falando da parte defensiva, e depois subindo patamar a patamar, isto é, linhas médias e ofensivas. Isso é importante porque dá segurança a uma equipa e seguramente que irá dar frutos em termos de jogo ofensivo também».

Jorge Cadete lembra ainda que a primeira jornada de qualquer campeonato é sempre atípica.

«As equipas procuram ao máximo não perder e há por isso uma atenção redobrada em termos defensivos (…) O resultado em Guimarães não foi obviamente 100% positivo para o Sporting, mas é sempre bom pontuar neste terreno».

Enquanto jogador, Jorge Cadete formou-se no clube de Alvalade esteve oito temporadas ao serviço da equipa principal.