O futebolista colombiano James Rodriguez, do FC Porto, adiantou numa entrevista publicada hoje no sítio da FIFA o desejo de jogar em Espanha, embora admita que tem ainda muito para aprender.

Tido pela FIFA como um dos jogadores em ascensão no panorama internacional, James Rodriguez, de 21 anos, já é um dos jogadores indispensáveis do selecionador colombiano, Jose Pekerman.

O jogador afirma estar «muito orgulhoso», até pelo fato de ser ainda muito jovem, por já fazer parte de uma seleção nacional com o estatuto que a da Colômbia apresenta e a jogar na posição 10.

«Há um ano estava a jogar nos sub-20. Desde miúdo que sonho vestir a camisola 10 da seleção e creio que é um sonho que estou prestes a concretizar. É um privilégio enorme», adiantou.

James Rodriguez, um jogador também em ascensão nos “dragões”, recordou a sua admiração pelo “El Pibe” Carlos Valderrama, que também vestiu a camisola 10 da Colômbia, e é para si uma referência.

«Foi um jogador de topo da sua época, por quem eu tinha muita admiração. Encontrei-o uma vez e pude constatar que é uma grande pessoa. Era um jogador inteligente e todos sonhávamos ser como ele», disse.

O jovem futebolista colombiano fala ainda do desejo assumido por marcar presença na fase final do Mundial2014, quebrando um jejum de vários anos da sua seleção, e de envergar no Brasil a mítica camisola 10.

«Vamos esperar para ver, mas seria a concretização de um sonho. Não só participar, mas poder vencer o torneio que, pelo fato de decorrer no Brasil, pode registar a presença de muitos adeptos colombianos», explica James Rodriguez.

Apesar de se sentir bem no FC Porto e de admitir que tem ainda muito para aprender e crescer como jogador, James Rodriguez não esconde o desejo de poder um dia jogar em Espanha.

«É um campeonato a que sempre assisti - é diferente do inglês, por exemplo, que é mais físico. O jogo em Espanha é mais técnico e de posse de bola com toques e passes curtos. É por isso que eu gosto tanto», explicou.