O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, disse hoje que vai lutar pelos três pontos no Estádio do Dragão, sábado, diante do FC Porto, na segunda jornada da I Liga de futebol.

O técnico considerou que o resultado (empate a zero) e a exibição diante do Sporting, na primeira ronda, deram segurança à equipa, em torno da qual se gerou alguma «desconfiança», admitiu.

«A ideia era não começar mal o campeonato e ficou o registo de uma equipa muito segura, muito sólida e consciente do que tem que fazer, imbuída de um grande espírito coletivo e solidário. Mas há um caminho muito longo pela frente, prevejo que a equipa vai melhor e crescer», disse.

Rui Vitória elogiou a prestação defensiva diante dos "leões", mas quer melhorar a saída para o ataque dos vimaranenses.

«Temos que definir melhor o nosso processo ofensivo e dar aos jogadores a tranquilidade necessária para que possam sair. Queremos manter a nossa coesão defensiva e melhorar o nosso processo ofensivo», resumiu.

Sobre o FC Porto disse não saber ainda se está mais forte que na época passada e considerou natural o início menos positivo no campeonato (empate a zero em Barcelos) já que o «primeiro jogo é sempre difícil, traz sempre alguma ansiedade».

«Mas o FC Porto é uma equipa forte, poderosa, recheada de grandes jogadores, todos internacionais, tem variadíssimas opções de jogo que tornam qualquer jogo difícil, e a jogar em casa vai querer mostrar o seu valor», notou.

No entanto, avisou: «mas também vamos lá tentar ganhar, jogar de forma determinada, à procura dos três pontos, se não conseguirmos, tentaremos um, mas sempre com a visão dos três pontos. Temos respeito, mas não medo», reforçou.

Rui Vitória disse ainda que gostava que não saísse ninguém do plantel até 31 de agosto, dia em que o mercado fecha, e admitiu que pode entrar mais algum jogador.

Em dúvida para o "Dragão" estão João Amorim, que se lesionou quarta-feira no jogo da equipa B, e Dinis, que sofreu um toque num joelho no treino de hoje.

A equipa vimaranense volta a treinar sexta-feira de manhã, no complexo desportivo do clube, e no final o treinador dará a conhecer a lista de convocados para o jogo com os portistas.

A partida tem hora marcada para as 20:30 de sábado, no Estádio do Dragão, no Porto.