O treinador do Sporting, Sá Pinto, confessou-se hoje «feliz» pela renovação do contrato de Rui Patrício, por «ser um jogador formado no clube, pela carreira notável que tem feito e pela margem de progressão» que ainda dispõe.

«Sou um treinador feliz por ter dois grandes guarda-redes, mas o Rui [Patrício] foi formado no Sporting, tem ainda margem de progressão e tem feito uma carreira notável, com um percurso extraordinário na seleção. Só posso estar contente e espero que fique por muitos anos», disse Sá Pinto, quando questionado sobre a renovação do contrato do guarda-redes leonino até 2018.

O técnico leonino revelou ainda que Rui Patrício será um dos capitães do Sporting, remetendo para depois do dia 31 de agosto a revelação dos outros jogadores que vai escolher para envergarem a braçadeira.

Questionado se irá proceder a poupanças na equipa para a partida de segunda-feira com o Rio Ave, em Alvalade, tendo em vista a partida da segunda mão da Liga Europa frente aos dinamarqueses do Horsens, Sá Pinto foi perentório.

«Não faço poupanças. Há 25 opções, tenho de escolher 18, sendo que alguns estão indisponíveis por razões clínicas. Compreendo que as pessoas interpretem que estou a gerir jogadores para este ou aquele jogo, mas quando eu mudar não será por razões de gestão de esforço, mas por estratégia de jogo, como aconteceu na Dinamarca», disse.

Sá Pinto desvalorizou o facto de o Sporting ser o último dos três grandes a entrar em ação na segunda jornada da Liga:

«Estamos focados no próximo adversário, o resto que rodeia não serve para fazer contas. Fundamental é ganhar o próximo jogo.»

O treinador dos leões evitou entrar em considerações individuais quando foi questionado se o mais recente reforço, o argentino Valentin Viola, está apto para a partida com o Rio Ave, remetendo para segunda-feira a resposta a essa questão.

Perante a insistência dos jornalistas, Sá Pinto esclareceu que Viola «não está lesionado», o que considerou ser «uma boa notícia», mas não foi mais além ao acrescentar que o argentino está a procurar, como os outros que foram contratados esta época, «entrosar-se no modelo de jogo dos leões e na dinâmica e intensidade dos treinos», o que é um «sinal positivo».

Quanto à possibilidade de vir a recorrer a jogadores da equipa B para a equipa principal, Sá Pinto foi cauteloso, mas reconheceu que o Sporting «tem uma geração com grande potencial para chegar à primeira equipa» e enviou uma mensagem aos jovens no sentido de serem «o mais profissionais possível» e que «cumpram as instruções do treinador», porque chegar à equipa principal «é o sonho de qualquer jovem, mas também uma recompensa de grande sacrifício».

«Há uns que podem chegar mais cedo do que outros à equipa principal, mas pelo que tenho visto temos jovens com potencial para chegar lá a longo, médio e quiçá curto prazo», disse Sá Pinto, apontando que o caminho para tal é o que estão a trilhar.

À questão se iria apostar em Labyad de início na estreia do Sporting, em Alvalade, para o campeonato, e se isso seria sinónimo de um Sporting mais ofensivo do que foi em Guimarães, Sá Pinto alegou que a equipa tem a sua «identidade» e um «sistema alternativo» à estrutura base, admitindo que pode optar por um ou por outro.