O espanhol Javi Garcia, que se transferiu do Benfica para o Manchester City no último dia do mercado de transferências, está entre os 20 futebolistas mais caros desta época, numa lista sem qualquer jogador português.

Apesar de apenas ter rumado ao campeão inglês nas últimas horas da janela de transferências, o médio internacional espanhol teve entrada direta no "ranking" das mais caras aquisições de 2012.

Os "citizens" pagaram 20 milhões de euros (ME) pela transferência, verba suficiente para colocar o antigo número 6 benfiquista na 10.ª posição da tabela desta temporada, superando nomes como o compatriota Santi Cazorla (Arsenal), o camaronês Alex Song (FC Barcelona) ou o alemão Marco Reus (Borussia Dortmund).

Em contraste com o que aconteceu no ano passado, quando Fábio Coentrão surgiu no quarto posto desta lista, nenhum atleta português viu o seu nome entrar nos mais caros desta época.

Na liderança do "ranking" aparece o internacional brasileiro Thiago Silva, que trocou os italianos do AC Milan pelos franceses do PSG, por 42 ME.

Na senda do defesa central surge um trio de médios, composto pelo espanhol Javi Martínez (Bayern de Munique), pelo belga Eden Hazard (Chelsea) e pelo brasileiro Lucas Moura (PSG), todos eles contratados por 40 ME.

No entanto, o jovem "canarinho" apenas se juntará ao plantel parisiense na reabertura do mercado, em janeiro de 2013.

O PSG é a equipa que coloca mais jogadores neste "ranking" (quatro), seguido por Chelsea, Manchester City e Manchester United, todos com dois, numa tabela em que também não consta qualquer atleta contratado por qualquer emblema português.

Veja todas as transferências.