O FC Porto fechou o defeso na liderança dos clubes europeus que maior lucro obtiveram no mercado de transferências de futebolistas, enquanto o Benfica conquistou o terceiro lugar, atrás dos italianos do AC Milan.

Analisadas todas as transferências dos países que ocupam os 10 primeiros lugares do "ranking" da UEFA durante o mercado de verão, num total de 180 clubes, o bicampeão nacional suplantou toda a concorrência, não só a nível interno, como também em termos europeus, já que nenhuma outra formação conseguiu lucrar tanto.

O saldo positivo de 50,5 milhões de euros (ME) neste defeso resulta da diferença entre os 62,15 ME encaixados em vendas e os 11,7 ME gastos em aquisições de novos futebolistas.

Também o Benfica aparece destacado nestas contas, ao ocupar o terceiro lugar do "ranking", com um balanço de quase 42,8 ME, resultantes dos 69 ME provenientes da saída de jogadores e dos 26,25 ME gastos em contratações.

As "águias" ficaram a 4,1 ME da vice-liderança, ocupada pelo AC Milan, que obteve um lucro de 46,9 ME: 66 ME em cedências e 24,15 ME em aquisições.

O Sporting de Braga foi a outra equipa portuguesa a marcar presença neste lote, ocupando o 33.º posto, após lucrar 5,1 ME no defeso.

Como seria de prever, o polo oposto do "ranking" é ocupado por alguns "tubarões" do futebol europeu, habituados a gastar mais do que a receber, entre os quais se destacam Manchester City (-39,7 ME), Manchester United (-53,6 ME), Bayern de Munique (-69,8 ME), Zenit (-79,3), Chelsea (-90,9 ME) e PSG (-146,3 ME).

Os parisienses ocupam mesmo a "lanterna vermelha", depois do investimento recorde de 149 ME em contratações, a que apenas se subtraiu a venda do central sérvio Bisevac ao Lyon, por uma verba próxima dos três milhões de euros.

Quanto ao Sporting, também faz parte dos clubes que apresentaram saldo negativo, com um prejuízo de 1,4 ME, resultante dos quase 7,5 ME encaixados e dos 8,9 ME gastos.