A transferências dos futebolistas Axel Witsel e Javi Garcia revelaram-se decisivas para que o Benfica registasse o maior lucro da sua história num mercado de verão, com um montante superior a 42,7 milhões de euros (ME).

O saldo positivo apresentado pelo clube da Luz, após o fecho da janela de transferências, resulta da diferença entre os 69 ME encaixados em vendas (soma recorde para os lados da Luz) e os 26,25 ME gastos na aquisição de novos atletas.

No espaço de um ano, o Benfica viu aumentar o lucro em 35,2 ME, já que em 2011/12 havia registado um saldo positivo ligeiramente superior a 7,5 ME.

Por outro lado, o vice-campeão nacional foi o que mais gastou entre os 16 emblemas da I Liga, ainda que investindo menos 1,5 ME que no ano passado, mas, ao mesmo tempo, foi o que mais recebeu (69 ME), aumentando em 33,7 ME as vendas.

As mudanças dos médios Axel Witsel, para a Rússia, e Javi Garcia, para Inglaterra, foram decisivas para este resultado positivo e permitiram ao "cofres" benfiquistas uma injeção global de 60 ME.

O internacional belga, por quem o Benfica pagou 6,5 ME ao Standard de Liège há pouco mais de um ano, transferiu-se para o campeão russo Zenit por 40 ME, valor da cláusula de rescisão do antigo número 28 "encarnado".

Quanto ao espanhol Javi Garcia, foi contratado pelo campeão inglês Manchester City, que pagou 20 ME, mas os "encarnados" tiveram de pagar quatro milhões ao Benfica Stars Fund, que, em 2009, tinha adquirido 20 por cento do passe.

Além da soma pela dupla de médios, as "águias" obtiveram mais 11,5 ME nas cedências, temporárias ou definitivas, de 12 jogadores, entre os quais se destacam o dinamarquês Daniel Wass, por quem o Evian pagou 2,5 ME, e o ganês Yartey, transferido para o Sochaux por dois milhões.

Já os empréstimos de Roderick Miranda (Deportivo), Nelson Oliveira (Deportivo), Airton (Falamengo), Franco Jara (San Lorenzo), Felipe Menezes (Sport Recife) e Rodrigo Mora (River Plate) geraram um encaixe superior a 2,1 ME.

Quanto a entradas, foram seis os jogadores que obrigaram o Benfica a abrir os "cordões à bolsa", com particular destaque para os extremos Salvio (ex-Atlético de Madrid) e Ola John (ex-Twente), adquiridos no início da época por 11 e nove milhões, respetivamente.

De resto, o internacional argentino tornou-se na mais cara contratação da história do clube, num total de 13,5 ME, já que, em 2010, o Benfica havia adquirido 20 por cento do passe por 2,5 ME, aquando do empréstimo pelos "colchoneros".

Ainda no que às entradas diz respeito, o último dia do mercado em Portugal trouxe novidades para o conjunto "encarnado", que resgatou o avançado brasileiro Lima ao Sporting de Braga, por quatro milhões de euros, mais a cedência definitiva de Michel, que há poucos meses tinha sido contratado ao Paços de Ferreira por cerca de 1,5 ME.

Luisinho, Hugo Vieira, entretanto emprestado ao Sporting de Gijón, e Paulo Lopes foram os outros atletas que chegaram ao plantel do Benfica este ano.

Veja todas as transferências.