O Benfica foi o segundo clube europeu que mais dinheiro encaixou na venda de futebolistas durante o mercado de verão, sendo apenas ultrapassado pelo Tottenham, enquanto o FC Porto alcançou o quarto posto do "ranking".

As transferências de Witsel e Hulk, ambos para os russos do Zenit, permitiram a cada um dos clubes um encaixe de 40 milhões de euros (ME), o que se revelou decisivo para os colocar nos lugares cimeiros da tabela.

A venda do médio belga ajudou os "encarnados" a assumir o segundo lugar, com um total de 69 ME em vendas, mais 33,7 ME que em 2011, quando terminaram no nono posto.

As "águias" ficaram a 3,4 ME da liderança, ocupada pelos ingleses do Tottenham (11.º em 2011), formação orientada pelo português André Villas-Boas, que recebeu 72,4 ME, metade dos quais com a venda do croata Modric ao Real Madrid, de José Mourinho.

Já o FC Porto aparece dois lugares abaixo do Benfica, na quarta posição, com 62,15 ME de encaixe, o que corresponde a um acréscimo de 16,35 ME relativamente ao verão passado, quando ficaram no sexto lugar.

O bicampeão nacional ficou muito perto de entrar no pódio, acabando por ser ultrapassado pelo AC Milan, terceiro clube que mais recebeu na Europa. Os "rossoneri" realizaram 66 ME em vendas e subiram 32 lugares, em relação ao ano passado.

De resto, no espaço de apenas três dias, tanto Benfica como FC Porto "escalaram" a tabela, já que há uma semana, após o fecho do mercado nacional (31 de agosto), ocupavam o 15.º e o 22.º, respetivamente, tendo beneficiado financeiramente com o facto do mercado russo apenas ter encerrado na quinta-feira.

Já o Sporting manteve-se longe dos lugares cimeiros, com 7,5 ME recebidos e que lhe valem a 55.º posição, ainda assim acima do 71.º lugar do ano passado, quando faturaram 7,3 ME.

Por outro lado, o Benfica ficou perto de entrar no "top20" dos mais gastadores, já que os 26,25 ME investidos em reforços o colocam na 22.ª posição do "ranking" de compras, a apenas 1,55 ME do Sunderland, que fecha a tabela dos clubes que mais gastaram.

A formação da Luz subiu duas posições no espaço de um ano, apesar de em 2011 ter gasto 27,8 ME. Dessa forma, o Benfica supera clubes como Borussia Dortmund (25,7 ME), Valência (23,2 ME) ou AC Milan (21,2 ME).

A tabela dos mais gastadores é liderada pelo "novo rico" francês PSG, propriedade do milionário árabe Nasser Al-Khelaifi, que investiu 149 ME no reforço do plantel, mais 62,3 ME que no ano passado, em que os parisienses terminaram na terceira posição.

No segundo posto surge o campeão europeu Chelsea, outro emblema controlado por um milionário, o russo Roman Abramovich, que gastou 101,3 ME, superando em 23,1 ME o valor do ano passado.

A fechar o pódio aparece o Zenit, que surgiu de rompante nestas contas e "roubou" o terceiro posto aos alemães do Bayern de Munique, gastando 80 ME nas já referidas aquisições de Witsel e Hulk, que superam em muito os 11 ME da época passada.

Destaque ainda para os russos do Anzhi, que ocuparam a liderança no verão de 2011, com 91,9 ME, e que este ano caíram para o 19.º posto, depois de um investimento mais contido (28,4 ME).

Quanto aos dois outros "grandes" portugueses, ficaram bastante longe do topo: o campeão FC Porto ocupa o 51.º lugar, com 11,7 ME, em contraste com o 10.º lugar de há um ano (60,75 ME), enquanto o Sporting surge na 61.ª posição, com 8,9 ME, depois do 22.º lugar de 2011 (28,3 ME).

Veja todas as transferências.