O treinador do Paços de Ferreira, Paulo Fonseca, disse hoje que a I Liga de futebol fica mais pobre sem Hulk, Javi Garcia ou Witsel, considerando ainda que o fecho do mercado tranquiliza o trabalho dos técnicos.

Para Paulo Fonseca, as saídas daqueles três internacionais, elementos fundamentais nos "onzes" de Benfica e FC Porto, serão diluídas pelos coletivos das duas equipas lusas, apesar de reconhecer que, «individualmente», os efeitos na Liga serão negativos.

«O problema não será tanto coletivamente, pois as duas equipas têm plantéis valiosos, mas, em termos individuais, estas saídas vão empobrecer o campeonato. Penso que é impossível dizer que esses jogadores não farão falta», disse Paulo Fonseca, em declarações à agência Lusa.

O treinador pacense reconheceu ainda dificuldades no trabalho até ao fecho do mercado, a 31 de agosto, para dizer que «esse é um problema que sempre se irá colocar», independentemente dos seus aspetos positivos e negativos.

Paulo Fonseca reconheceu que, «no Paços de Ferreira, o problema é reduzido», encarando até como positiva a possibilidade de os clubes poderem emendar, até 31 de agosto, uma adaptação falhada, mas fez questão de dizer que, em termos globais, «o fecho do mercado tranquiliza o trabalho dos treinadores».

O estreante técnico na I Liga de futebol foi mais crítico relativamente a esta paragem no campeonato, por considerar que a mesma, «ainda por cima tão prolongada, não é benéfica, nesta altura».

Os efeitos negativos, acrescentou, são maiores para quem vem apresentando resultados positivos, como é o caso do Paços de Ferreira, reconhecendo "dificuldades" de trabalhar com um grupo incompleto.

«Temos alguns jogadores nas seleções e torna-se difícil trabalhar com o grupo todo. A única vantagem é podermos trabalhar alguns jogadores que têm um processo de trabalho mais atrasado, como acontece com o Vinicio Angulo [o avançado equatoriano foi inscrito a 31 de agosto]».

O Paços de Ferreira só regressa à competição a 23 de setembro, altura em que irá defrontar o Nacional, em jogo da quarta jornada da I Liga de futebol, 21 dias depois do último encontro oficial (vitória por 2-0 diante do Sporting de Braga para a Liga).