O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) suspendeu hoje por dois meses o defesa internacional brasileiro Luisão, por agressão ao árbitro alemão Christian Fischer, durante o jogo particular entre o Benfica e o Fortuna Dusseldorf. 

O Conselho de Disciplina puniu o central brasileiro com base no artigo 145.º, n.º 1, alínea b), do regulamento disciplinar das competições organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que determina a suspensão entre o mínimo de dois meses e o máximo de dois anos.

O órgão federativo, que vai remeter os fundamentos da sua decisão à FIFA, por isso ter sido “expressamente solicitado” pelo organismo que rege o futebol mundial, considerou que a agressão de Luisão saía fora da alçada da alínea a) do mesmo artigo – cuja pena varia entre três meses e três anos -, por considerar que dela não resultou “lesão de especial gravidade”. O defesa central fica, para já, impossibilitado de atuar nas provas nacionais.

O Benfica deverá apresentar recurso da punição para o Conselho de Justiça da FPF.

Caso o recurso não aconteça, Luisão irá falhar onze jogos: seis jogos do campeonato, quatro jogos da Liga dos Campeões (se o castigo for extensível às competições internacionais) e um jogo da Taça de Portugal.

Lista de jogos:

Celtic-Benfica (Liga dos Campeões, 1ª jornada)

Académica-Benfica (4ª jornada)

Paços de Ferreira-Benfica (5ª jornada)

Benfica-Barcelona (Liga dos Campeões, 2ª jornada)

Benfica-Beira-Mar (6ª jornada)

Jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal

Spartak Moscovo-Benfica (Liga dos Campeões, 3ª jornada)

Gil Vicente-Benfica (7ª jornada)

Benfica-V. Guimarães (8ª jornada)

 Benfica-Spartak Moscovo (Liga dos Campeões, 4ª jornada)

Rio Ave-Benfica (9ª jornada)