O treinador do Vitória de Guimarães rejeitou hoje assumir uma meta na I Liga de futebol, ao contrário do vice-presidente Luís Cirilo, que disse que a equipa pode ficar entre o quinto e o sétimo lugares.
O responsável diretivo afirmou terça-feira à Rádio Santiago que, embora este seja «um ano zero, de reconstrução», dadas as dificuldades financeiras do clube, «em condições normais a equipa lutará pelo quinto, sexto lugar, sétimo, na pior das hipóteses».
Segundo o vice-presidente com o pelouro do futebol, «a exigência este ano é fazer um campeonato tranquilo, mas isso não significa sem ambição ou espírito de conquista».
Hoje, na antevisão do "derby" com o Moreirense, sexta-feira, da quarta jornada da I Liga de futebol, Rui Vitória escusou-se a partilhar as «expetativas elevadas» do dirigente.
«Enquanto treinador não consigo olhar à distância nem gosto de fazer cenários. Não me preocupa nada o que vai ser a classificação no final, nem vale a pena perspetivar o que quer que seja, porque o campeonato vai dar ainda muita volta. Queremos tentar ganhar todos os jogos, mesmo, não abdico disso, mas nós, equipa técnica, não vamos criar expetativas elevadas, nem menos elevadas», disse.
Rui Vitória considerou ainda que as três semanas de paragem no campeonato «é demasiado tempo», defendendo que as equipas devem «treinar menos e jogar mais».
O último jogo oficial do Vitória foi a 01 de setembro, na receção ao Estoril (2-2), e para o técnico esta é «uma quebra muito grande».
O Vitória de Guimarães ainda não venceu no campeonato (dois empates e uma derrota) e segue na cauda da tabela, mas Rui Vitória não se mostra preocupado e considera que o "clique" que poderá soltar a equipa surgirá «naturalmente».
Instado sobre se há pressão ou ansiedade de vencer, disse que quer que exista sempre uma ansiedade positiva.
«Queremos que ela apareça e trabalhamo-la de forma positiva. Quando se acredita no que se está fazer e no valor que se tem enfrentam-se os jogos de forma mais determinada», disse.
Quanto ao "derby" em Moreira de Cónegos, disse esperar um «jogo giro» diante de uma «belíssima equipa de um clube bem organizado, que está a fazer um início de campeonato positivo e perante uma boa moldura humana».
A equipa volta a treinar quinta-feira de manhã e no final o treinador divulgará a lista de convocados, da qual não constará o avançado Toscano, lesionado.
Mudança certa será no lado esquerdo da defesa, depois da saída recente de Bruno Teles (para os russos do Krylya Sovetov), sendo previsível a estreia do reforço Addy (ex-FC Porto).
O Vitória de Guimarães é 14.º classificado, com dois pontos, enquanto o Moreirense ocupa a terceira posição, com cinco. As equipas defrontam-se às 20h15 de sexta-feira, no Estádio Parque Desportivo Comendador Joaquim Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.