Qualidade para liderar. É assim que Nery Pumpido descreve a essência do central argentino do SL Benfica. Ezequiel Garay já é uma das referências no plantel de Jorge Jesus. Contratado ao Real Madrid em 2011, o internacional argentino de 25 anos foi um jogadores em destaque no empate do Benfica em Glasgow. Em entrevista ao diário O Jogo, Nery Pumpido não poupou elogios ao central benfiquista, jogador com quem trabalhou no Newell's Old Boys.

«Quando comecei a trabalhar com ele, não era de falar muito no balneário, porque era ainda muito jovem, mas no relvado tudo mudava. Falava muito, dando ordens aos seus companheiros da defesa e coordenando todos os movimentos - ele mete qualquer defesa em ordem», afirmou Nery Pumpido.

O treinador argentino que trabalhou com Garay no Newell's Old Boys, clube onde Garay iniciou a sua carreira profissional, acrescenta ainda que já «desde miúdo que (Garay) imaginava que podia ser capitão devido ao seu perfil e à sua personalidade».

«Não tenho dúvidas de que pode ser um líder em qualquer equipa onde esteja», acrescentou.
Em Glasgow, Garay pegou na braçadeira de capitão quando Jorge Jesus retirou Aimar de campo. Para Nery Pumpido, tal facto é mais um indício da confiança do técnico encarnado nas suas qualidades de líder.

«Se o treinador lhe deu a braçadeira de capitão em tão pouco tempo, é porque Garay é um exemplo e um jogador respeitado pelos seus companheiros. Apesar de ter um perfil discreto, é um grande profissional. Sempre cumpriu em campo tudo o que se lhe pedia e com o seu papel natural de central», considerou o técnico do Unión de Santa Fé.

«Depois de seis ou sete anos na Europa, está outro jogador. Cresceu muitíssimo e tem muita experiência. Teve oportunidade de começar num clube pequeno e quando passou para o Real Madrid, ao lado de grandes figuras, ouviu e viu muito. Aprendeu muita coisa e agora está a aplicar isso no Benfica», sentenciou Nery Pumpido.

O SL Benfica defronta a Académica de Coimbra no próximo domingo às 20h15.