O treinador de futebol do Sporting, Ricardo Sá Pinto, saiu hoje em defesa da honra pessoal, depois das críticas recentes veiculadas pela imprensa, sustentando que está focado no triunfo de segunda-feira com o Gil Vicente.

Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com a equipa de Barcelos, o técnico deixou claro que atingiu o limite, a partir do momento em que recebeu críticas pessoais e não profissionais, adiantando: "Isto chegou ao limite da falta de respeito".

«Hoje, tive a oportunidade de ler que `sou uma aberração da natureza´. Isto fere na dignidade. É uma tremenda falta de respeito. Isto dói, porque a família também lê. Enquanto forem críticas em relação ao trabalho, estamos todos a falar a mesma linguagem, mas isto não», disse.

Sá Pinto aproveitou para frisar que não existe desunião no grupo de trabalho e que a comunicação entre a equipa técnica e a estrutura do Sporting é fluente.

«Que me critiquem por opções e modelos de jogo, aceito. Ninguém sabe tudo em algum momento. Foram divulgadas notícias em que disseram que existiam conflitos entre jogadores. É mentira, não existem. Entre jogadores e treinador, nunca existiu. Entre treinadores, é falso. A estrutura do Sporting em nenhum momento criticou o modelo de jogo», rematou.

Instado a pronunciar-se sobre a fonte da notícia, o treinador adianta que não tem «o poder de identificá-las» e que está preocupado, «porque querem fazer mal ao Sporting».

«Para se meterem com o Sporting, têm de se meter comigo. Defenderei o Sporting até ao limite das minhas forças, mas não posso fugir da minha responsabilidade nesta altura. Não me quero desfocar daquilo que é verdadeiramente importante: manter a equipa unida e mentalmente forte», atirou, frisando que a «equipa está revoltada, porque sente que está a ser feita uma enorme injustiça».

Ricardo Sá Pinto, que se fez acompanhar na conferência de imprensa por três adjuntos, garantiu que tem na mente unicamente a luta pela vitória no jogo com o Gil Vicente, um triunfo que poderá ser o virar de página e recolocar a equipa no caminho dos êxitos.

«Estamos unidos para o jogo com o Gil Vicente. Temos consciência de que, perante os resultados, podemos melhorar. Estamos a fazê-lo. A equipa acredita que os resultados vão aparecer. Amanhã (segunda-feira), vamos ganhar o jogo. Estou unicamente focado em ganhar o jogo de amanhã. Acreditamos que esta fase menos positiva de resultados vai acabar, que vamos ganhar e entrar no caminho das vitórias», disse.

O empate dos gilistas esta temporada com o campeão nacional FC Porto deixa Ricardo Sá Pinto em alerta, motivo pelo qual espera um adversário «atrevido».

«É uma equipa que vai estar sempre à espera de poder criar instabilidade emocional ou descobrir um espaço para nos poder surpreender. É uma equipa organizada, com jogadores muito rápidos», afirmou.

O Sporting recebe na segunda-feira o Gil Vicente, às 20:15, no jogo de encerramento da quarta jornada da I Liga de futebol, que será arbitrado pelo portuense Vasco Santos.