O Benfica visitou, este domingo, o Estádio Cidade de Coimbra e empatou 2-2 com a Académica, em jogo da quarta jornada da I Liga. Cissé marcou primeiro para a Académica, Cardozo empatou, Wilson Eduardo colocou novamente os Estudantes à frente. Mas a solução estava no banco e Lima evitou um mal menor para o Benfica.
Após a vitória robusta do FC Porto no Estádio do Dragão frente ao Beira-Mar por 4-0, o Benfica entrava em Coimbra com a obrigação de vencer para não deixar fugir a liderança isolada, algo que não conseguiu fazer.
Jorge Jesus apostou em Maxi Pereira, depois de o lateral uruguaio ter ficado a cumprir castigo no desafio da Liga dos Campeões (0-0 com o Celtic de Glasgow), Bruno César no meio-campo e Cardozo no ataque. Aimar e Gaitán começaram o desafio em Coimbra no banco de suplentes.
O Benfica começou o desafio a embater contra os postes da baliza de Ricardo. Logo ao minuto 2, Cardozo ficou com a baliza à sua disposição mas mesmo assim o avançado paraguaio fez o mais difícil: acertar na trave. No minuto seguinte foi a vez de Bruno César copiar o colega de equipa. Contudo, a equipa encarnada encontrou também pela frente um guarda-redes Ricardo muito inspirado que travou todos os remates enviados em direção à sua baliza.
A Académica, que vinha de um desaire europeu ao perder, na quinta-feira passada, em Plzen por 3-1 para a Liga Europa, não conseguia chegar perto da baliza de Artur, mas das poucas vez que o fez conseguiu “arrancar” um penálti. Aos 26 minutos, Salim Cissé foi chamado a apontar e fê-lo com sucesso. Bola para um lado e Artur para o outro.
Na entrada do segundo tempo, Jorge Jesus mexeu na equipa e fez entrar Nolito para o lugar de Bruno César, que não esteve à altura do desafio.
O Benfica não podia ter começado melhor a etapa complementar, com Carlos Xistra a assinalar uma grande penalidade a favor dos encarnados e com Rodrigo Galo a ser expulso com cartão vermelho direto por ter tocado a bola com a mão. Óscar Cardozo, o marcador de penáltis por excelência do Benfica, apontou o golo do empate de forma irrepreensível.
O jogo continuava muito faltoso e Carlos Xistra voltou a estar em destaque ao apontar o terceiro penálti da noite. Desta vez, o árbitro albicastrense viu Garay derrubar Hélder Cabral na grande área. Wilson Eduardo, que tinha marcado na República Checa, rematou certeiro e colocou a Académica de novo na frente do marcador.
Nos instantes finais da partida, o Benfica fez de tudo para não sair da cidade dos estudantes de mãos a abanar, correndo sempre o risco dos contra-ataques da Académica, e Lima, que tinha entrado aos 75 minutos para o lugar de Rodrigo, estabeleceu novamente o empate.
O Benfica termina a quarta jornada com oito pontos, menos dois que o FC Porto, novo líder isolado da I Liga.
Nota ainda para a fraca assistência no Estádio Cidade de Coimbra, com menos de 9 mil espectadores nas bancadas numa noite chuvosa em Coimbra.