O treinador do Vitória de Guimarães disse hoje que não há favorito no "clássico" com o Sporting de Braga, sexta-feira, da quinta jornada da I Liga de futebol, mas destacou a importância do fator casa.

Para Rui Vitória, o futebol português tem alguns «jogos especiais e este é um deles.»

«Nestes ‘derbies’ nunca há favoritos, mas temos uma grande vantagem que é jogarmos no nosso estádio, perante os nossos adeptos. Grande parte dos pontos que temos hoje devem-se a eles e gostaríamos de lhes dar a alegria de uma vitória», disse.

O técnico frisou que «a vontade de competir e enfrentar o adversário é muita» e que o triunfo em casa do Moreirense, na última jornada, trouxe moral e confiança à equipa, tendo notado que «é mais importante trabalhar em cima de vitórias do que em derrotas.»

Disse estar à espera de um «adversário difícil», pelo qual os seus jogadores deverão ter o «máximo respeito.»

«O Sporting de Braga é uma equipa de qualidade, com vários jogadores internacionais, muito habituados a situações de maior stresse competitivo», elogiou, tendo notado, também, que «tem apresentado alguma irregularidade.»

Rui Vitória garantiu que a equipa vitoriana «está preparada e vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para vencer.»

«Temos que dar a vida uns pelos outros e pelo clube, empenharmo-nos ao máximo. É um jogo para, na dose certa, jogar com coração e cabeça», disse.

Alex disse terça-feira ter ficado insatisfeito por ter perdido a titularidade no último jogo, mas Rui Vitória disse ter ficado «contente» com as palavras do defesa direito.

«O que ele disse foi que são os interesses coletivos que importam. Falou em insatisfação, mas no sentido positivo e realçou que mais importante do que ele foi a vitória em Moreira de Cónegos, isso é o que um ‘capitão’ deve dizer», defendeu.

O Vitória de Guimarães é nono classificado, com cinco pontos, enquanto o Sporting de Braga ocupa a terceira posição, com sete. A equipa volta a treinar quinta-feira de manhã e no final o técnico divulgará a lista de convocados.