Ricardo Sá Pinto deixou esta sexta-feira o Sporting, depois de um mau início da época 2012/2013, em que os “leões” somaram apenas duas vitórias em nove jogos, diante das modestas equipas de futebol do Horsens e Gil Vicente.

A derrota por 3-0 com os húngaros do Videoton foi a gota de água que fez esgotar a paciência dos dirigentes sportinguistas, que hoje anunciaram a partida do treinador num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

«O Conselho de Administração da Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD vem informar que a partir da presente data Ricardo Sá Pinto deixa de ser o treinador da equipa principal de futebol», lê-se num curto comunicado, menos de 24 horas depois da derrota na Hungria.

No mesmo documento, os "leões" informam que, «interinamente, Oceano Cruz [treinador da equipa B] passará a exercer as funções de treinador da equipa principal do Sporting», estreando-se no domingo na visita ao bicampeão FC Porto, em jogo da sexta jornada da I Liga de futebol.

O agora antigo treinador leonino entrou com o pé esquerdo na temporada e nunca conseguiu inverter o mau começo: depois de um empate fora com o Vitória de Guimarães (0-0), na primeira jornada da I Liga portuguesa de futebol, não foi além de um empate na casa dos dinamarqueses do Horsens (1-1), adversário teoricamente acessível.

Os golos teimaram em não aparecer no jogo seguinte, no Estádio de Alvalade, com o Rio Ave, que conquistou os três pontos inerentes ao triunfo por 1-0, mas surgiram de rompante na segunda mão do “play-off” da Liga Europa.

A 30 de agosto, diante do seu público, o Sporting goleou o Horsens, com uns expressivos 5-0, naquele que seria o melhor resultado de Sá Pinto no banco na época 2012/2013.

No entanto, a goleada seria apenas um breve momento de tranquilidade na agitada temporada leonina, já que na visita ao Marítimo o empate (1-1) voltou a ser o resultado final.

Quatro dias depois do fracasso na Madeira, o estádio da Alvalade voltaria a testemunhar novo episódio negativo, com o empate sem golos com o menos credenciado Basileia, na estreia na fase de grupos da Liga Europa.

Com o seu nome a ser contestado, Sá Pinto arriscou tudo e teve como resposta um triunfo sofrido, por 2-1, frente ao Gil Vicente, naquela que ficou como a sua única vitória em cinco jornadas da I Liga.

Os três pontos foram insuficientes para devolver a confiança aos “leões” que, em casa, com o promovido Estoril não foram além do 2-2.

Seguiu-se a pesada derrota na Hungria, após a qual o presidente do Sporting, Godinho Lopes, pediu desculpa aos sócios, acabando por Sá Pinto ser afastado do comando técnico da equipa.

Reveja aqui o dia da apresentação de Sá Pinto como treinador principal.

Resultados da época 2012/2013:

19/08/12 Vitória de Guimarães (F), 0-0 I Liga Portuguesa.

23/08/12 Horsens (F), 1-1 Liga Europa.

27/08/12 Rio Ave (C), 0-1 I Liga Portuguesa.

30/08/12 Horsens (C), 5-0 Liga Europa.

16/09/12 Marítimo (F), 1-1 I Liga Portuguesa.

20/09/12 Basileia (C), 0-0 Liga Europa.

24/09/12 Gil Vicente (C), 2-1 I Liga Portuguesa.

29/09/12 Estoril (C), 2-2 I Liga Portuguesa.

04/10/12 Videoton (F), 3-0 Liga Europa.