O FC Porto venceu, este domingo, o Sporting por 2-0 no primeiro clássico da época, correspondente à sexta jornada da I Liga, disputado no Estádio do Dragão. Jackson Martínez marcou aos 10 minutos e James, de grande penalidade, selou a vitória dos Dragões aos 83'.
Os Dragões tiveram pela frente o Sporting, que esta noite contou com Oceano como novo treinador da equipa de Alvalade, depois da saída de Sá Pinto.
Vítor Pereira repetiu a equipa titular que utilizou contra o PSG, em jogo da Liga dos Campeões, enquanto Oceano fez regressar os jogadores habituais, depois de Sá Pinto ter feito uma "revolução" no "onze" da derrota com o Videoton por 3-0 na Liga Europa.
Jorge Sousa deu o apito inicial do primeiro clássico da época e o FC Porto partiu logo em busca do golo. A equipa comandada por Vítor Pereira não teve de esperar muito para o encontrar. Aos 10 minutos de jogo, Danilo assistiu o avançado colombiano Jackson Martínez na grande área leonina, este recebeu de costas e, de calcanhar, rematou para o fundo das redes.
Após o golo da vantagem, o FC Porto continuou ao ataque, tentando dominar o desafio. O Sporting deu mostras de querer reagir, mas as coisas pareciam não correr bem, com os passes em profundidade a não resultarem, para desespero do treinador estreante Oceano.
Ao intervalo, os Dragões venciam (justamente) em casa com o golo de Martínez, mostrando a continuação do excelente futebol exibido no último desafio com os franceses do PSG, onde venceram por 1-0.
A etapa complementar começou sem mudanças nas equipas titulares e o Sporting entrou melhor, com uma mudança de atitude da equipa de Alvalade, criando mais dificuldades à equipa da casa.
Aos 54 minutos, o juiz da partida assinalou grande penalidade a favor dos azuis e brancos e Lucho foi o homem escolhido para tentar dilatar a vantagem. No entanto, o médio argentino atirou ao poste da baliza de Rui Patrício.
A meio da segunda parte, o clássico ficou mais “faltoso”. Entre os 64 e os 72 minutos, o árbitro do Porto mostrou cinco cartões, todos para os jogadores leoninos, incluindo um vermelho para Rojo depois de ter visto o segundo amarelo.
Aos 80’, Helton evitou o empate com uma defesa monumental num remate perigoso de Pranjic. Minutos mais tarde, Jorge Sousa voltou a assinalar grande penalidade a favor dos azuis e brancos e desta vez James Rodríguez não falhou, fazendo o 2-0 para delírio dos 39 mil espectadores (portistas) presentes no Estádio do Dragão.
Com esta vitória, o FC Porto volta a colar-se ao líder Benfica, ambos com 14 pontos. O campeonato para agora duas semanas devido aos compromissos com as seleções e à terceira eliminatória da Taça de Portugal.