O Sporting ficou este domingo a oito pontos da liderança da I Liga de futebol no final da sexta jornada, após ter perdido no “clássico”, frente ao FC Porto, por 2-0, repetindo o que aconteceu há três épocas.

Com a derrota no Estádio do Dragão, no Porto, o clube de Alvalade caiu para o 11.º lugar, com seis pontos, menos oito do que o campeão nacional, que divide a liderança com o Benfica, tal como aconteceu uma vez, desde que um triunfo passou a valer três pontos (1995/96).

Em 2009/10, o Sporting, liderado por Paulo Bento, também se deslocou ao Dragão na sexta jornada, perdendo por 1-0 e ficando a oito pontos do líder Sporting de Braga, que somava 18 pontos.

No final dessa temporada, já com Carlos Carvalhal ao comando, os "verde e brancos" terminaram na quarta posição, a 28 pontos do campeão Benfica.

No entanto, a maior distância pontual no final da sexta jornada sucedeu há duas épocas (2010/11), quando os "leões", treinados por Paulo Sérgio, empataram em casa com o Nacional (1-1), ficando com uma desvantagem de 10 pontos para o líder FC Porto.

Essa seria, de resto, a pior época do Sporting em termos de diferença pontual para o primeiro lugar, já que foram 32 os pontos que separaram a formação "leonina" da liderança, no final da competição.

A terceira diferença pontual mais expressiva à sexta jornada ocorreu em 2007/08, depois de um nulo (0-0) no "derby" com o Benfica, que deixou o plantel comandado por Paulo Bento a sete pontos do primeiro lugar, ocupado pelos "dragões".

Os "leões" viriam a terminar a época no segundo posto, com menos 14 pontos do que o campeão FC Porto.

Nas 17 épocas referidas, apenas numa ocasião os "verde e brancos" fecharam a sexta jornada sem qualquer desvantagem para a liderança: em 2006/07, também com o atual selecionador nacional no banco, ocupavam o primeiro lugar, juntamente com o FC Porto.

Por outro lado, desde 1995/96, apenas por quatro vezes o Sporting perdeu o jogo da sexta jornada, tendo somado 11 vitórias e três empates, ainda que dos quatro desaires, três tiveram a "chancela" do FC Porto.

Contudo, perante o mau arranque neste campeonato, as hostes "leoninas" poderão "agarrar-se" a duas exceções nestas 17 temporadas: em 1999/00 e 2001/02, o Sporting tinha, respetivamente, quatro e cinco pontos de desvantagem para a liderança, à sexta jornada, mas acabaria por conquistar o título no final da prova.