Manuel Machado assumiu, esta sábado, o comando técnico do Nacional, substituindo Pedro Caixinha e propôs-se a inverter o mais rapidamente possível o incómodo 15.º lugar que a equipa ocupa na classificação da I Liga portuguesa de futebol.
Na sua terceira passagem pelo clube madeirense, o novo treinador "alvinegro" assumiu também os objetivos traçados, que passam pela conquista de um lugar nas competições europeias.
«É com muito agrado que volto ao Nacional e à Região. Esta é a terceira vez que abraço o projeto do Nacional e espero fazê-lo, se possível, repetindo as boas classificações que obtive anteriormente», adiantou Machado em pleno relvado do Estádio da Madeira, antecedendo o seu primeiro treino.
Manuel Machado, de 56 anos, afirma que o plantel tem qualidade e, por isso, promete inverter rapidamente a situação.
«O campeonato está ainda a começar e, não sendo simpático olhar para a tabela e ver a equipa no fundo, são apenas três ou quatro pontos que nos separam das classificações europeias. Por aquilo que observei neste primeiro mês e meio de campeonato, o Nacional tem um plantel recheado de bons valores, que permitirá reverter esta situação rapidamente», observou.
Recusando ser tratado como «salvador da pátria», o novo treinador dos "alvinegros" espera que esta sua terceira passagem pelo clube «seja bem-sucedida, como foi no passado», augurando que, não podendo fazer mais, que «se repitam as classificações conseguidas anteriormente».
Já o presidente do Nacional, Rui Alves justificou a alteração no comando técnico, entendendo que não havia condições para manter Pedro Caixinha.
«Como responsável máximo tinha de sentir até que ponto teria de manter a confiança na pessoa que liderava o projeto. Entendi que, com a liderança que tínhamos, esses objetivos ficariam comprometidos e por isso tomámos decisões», explicou.
Quanto à aposta em Manuel Machado, afirmou tratar-se «da primeira escolha» e da pessoa «que, de algum modo, traz menos riscos, por ser um técnico que conhece bem o clube».
Relativamente ao futuro da equipa, Alves mostrou confiança de que os objetivos serão conseguidos.
Manuel Machado, que estava sem clube, passou pela primeira vez pelo clube do Funchal na época 2005/06, regressando depois em 2008/09, tendo permanecido então duas épocas, antes de rumar ao Vitória de Guimarães e depois aos gregos do Aris de Salónica, clube que treinou na época 2011/12.
Após seis jornadas da I Liga, o técnico vai encontrar a equipa da Choupana no 15.º e penúltimo lugar, com apenas cinco pontos, resultantes de uma vitória, dois empates e três derrotas.
O primeiro jogo oficial de Manuel Machado com o Nacional será a receção ao Sporting de Espinho, da II Divisão, a 21 de outubro, na terceira eliminatória da Taça de Portugal.