A SAD do futebol do Sporting de Braga vai apresentar um resultado líquido positivo de cinco milhões de euros (ME) na época 2011/12, mas viu o seu passivo mais do que duplicar, cifrando-se agora em 29 milhões de euros.

O clube bracarense disponibilizou esta terça-feira no seu sítio oficial na internet o relatório e contas da época 2011/2012 (período de 01 de julho de 2011 a 30 de junho de 2012) e, pela terceira época consecutiva, constata-se que obteve um resultado líquido positivo, agora de 5 ME, ligeiramente abaixo do registado na última época (5,1 ME).

Contudo, a SAD voltou a ver o seu passivo crescer, de 14 ME para 29,5 ME. Os responsáveis bracarenses desvalorizam esta subida e notam que o total do ativo também praticamente duplicou, passando dos 18,5 ME da época passada para os 38,7 atuais.

Segundo o documento, o grande aumento do passivo é influenciado «em larga medida» pela cedência de Sílvio e Pizzi ao Atlético de Madrid, já que «a Sociedade registou as contrapartidas financeiras devidas a terceiras entidades uma vez que não era detentora da totalidade desses direitos».

A SAD liderada por António Salvador explica ainda que é capaz de pagar/amortizar a sua dívida financeira líquida «em pouco mais de um ano, o que, na opinião dos especialistas é muito positivo e algo incomum neste setor de atividade».

Para este resultado positivo de 5 ME, mesmo sem ter participado na Liga dos Campeões (o que originou uma quebra nas receitas de cerca de 78 por cento), «foram preponderantes» os ganhos obtidos com as vendas de Sílvio e Pizzi ao Atlético de Madrid.

Só nestas transações (e na de Kalaba, mas esta com uma importância residual), a SAD bracarense amealhou 13,65 milhões de euros.

Pizzi foi vendido por 13,5 milhões, sendo que os "arsenalistas" detinham 63 por cento do seu passe, ou seja, o extremo, agora no Deportivo da Corunha e que poucos jogos oficiais realizou pela principal equipa do Sporting de Braga, fez entrar nos cofres bracarenses 8,5 milhões de euros.

Já Sílvio, que se transferiu na época passada (a verba só foi contabilizada neste exercício por ter saído depois de 30 de junho de 2011) para o mesmo clube da capital espanhola, rendeu ao Braga 4,9 ME (70 por cento de 7 ME).

O documento confirma ainda que Rúben Micael está em Braga por empréstimo do Atlético de Madrid (tendo o clube minhoto opção de compra sobre o médio), tal como Michel, este emprestado pelo Benfica até ao final da presente temporada, no âmbito da transferência de Lima para o clube da Luz.

Segundo o relatório e contas da SAD bracarense, o avançado brasileiro custou aos "encarnados" 4 ME, que só serão contabilizados no próximo exercício.

A SAD do Sporting de Braga tem três grandes acionistas: o clube, com 34 por cento, a Sportinvest SGPS (detida pelo empresário Joaquim Oliveira), com 20 por cento, e a Câmara Municipal de Braga, com 17 por cento.

As Assembleias-Gerais da SAD e do clube bracarense terão lugar a 26 de outubro, no auditório da Associação de Futebol de Braga.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.