O belga François Vercauteren, cognominado de “pequeno príncipe”, foi hoje anunciado como treinador do Sporting, tendo a missão de recolocar a equipa de futebol profissional na senda das vitórias.

Vercauteren, de 55 anos, destacou-se como extremo esquerdo na seleção belga, “os diabos vermelhos” da década de 1980, e no Anderlecht, sendo agora apresentado como sucessor do treinador interino Oceano Cruz, que substituiu no cargo Ricardo Sá Pinto.

Com contrato até final da época, o belga tem a tarefa de reavivar a garra dos “leões”, que ocupam o 12.º lugar com seis pontos no campeonato, já foram eliminados da Taça de Portugal e enfrentam dificuldades na Liga Europa, na qual são últimos classificados no Grupo G com apenas um ponto conquistado em dois jogos.

O técnico assume este desafio, o seu segundo fora do território belga, com um historial recheado de triunfos, sobretudo como jogador, contando as conquistas de quatro campeonatos, duas Taças das Taças, uma Taça UEFA, duas Supertaças europeias, duas taças nacionais e outras tantas supertaças, ao serviço do Anderlecht.

O ex-futebolista marcou nove golos nas 63 vezes que vestiu a camisola da seleção belga, tendo participado no quarto lugar do Mundial1986 e jogado nas fases finais do Campeonato do Mundo de 1982 e no Euro84.

Depois de 12 anos no Anderlecht, Vercauteren transferiu-se para os franceses do Nantes, em 1987, clube que representou até se transferir para o Molembeek, em 1990, e no qual terminou a carreira futebolística, três anos depois.

Então com 37 anos, o belga deu início à carreira de treinador, primeiro nos escalões de formação do Braine e depois no Malines, no qual chegou a técnico principal, em 1997/98.

Na época seguinte, Vercauteren regressou ao Anderlecht, coadjuvando Arie Haan, que substituiu durante seis meses em 1998, Aimé Anthuenis e Hugo Broos.

Em 2005, assume o comando técnico do Anderlecht, vence o campeonato em 2005/06 e 2006/07 e ainda começa a época de 2007/08, mas acaba por ser despedido em novembro de 2007. Sete meses depois, torna-se adjunto de René Vandereycken na seleção, substituindo-o interinamente entre maio e setembro de 2009, antes de o falhanço na qualificação para o Mundial2010 ditar a saída.

Vercauteren regressa ao ativo logo em dezembro, no Genk. É então que volta a conquistar o título belga, em 2011, e a Supertaça nacional, no mesmo ano, mas no final da época ruma pela primeira vez para o estrangeiro, tornando-se treinador do Al Jazira, nos Emirados Árabes Unidos, experiência que durou até 11 de março último.