António Salvador disse hoje que o Sporting de Braga quer terminar a I Liga de futebol nos três primeiros lugares e que o «sonho» da academia está dependente da ajuda e colaboração da câmara municipal.

O presidente do clube minhoto falava no final das assembleias-gerais da SAD e do clube, com destaque para o resultado positivo de cinco milhões de euros em 2011/12 da SAD bracarense.

Notando que a «sustentabilidade financeira permite olhar para o futuro com confiança», Salvador frisou: «Queremos acabar o campeonato nos três primeiros lugares e conquistar um troféu e externamente queremos estar ano após ano nos principais palcos do futebol europeu e jogar olhos nos olhos com os melhores clubes».

António Salvador anteviu que «os clubes vão ter que reduzir os seus custos» e considerou ser «difícil» competir com os tradicionais três "grandes" do futebol português por causa dos seus orçamentos.

«Muitas vezes lutámos, andámos lá perto, mas não conseguimos. É difícil saber os orçamentos que os outros clubes têm, mas nós, com o que temos, lutamos de igual para igual com eles», disse.

Sobre o projeto da academia, o dirigente admitiu que «deu poucos passos em frente» no último ano e frisou que a ajuda da autarquia é fundamental.

A autarquia liderada por Mesquita Machado voltou a manifestar recentemente disponibilidade para facultar um terreno para edificar a academia, mas notou que é ao clube que cabe escolhê-lo.

«Não é bem assim, como é evidente. Precisamos do apoio da câmara, já tivemos algumas conversas e vamos esperar por coisas concretas da câmara, o que pretende e como pode colaborar», disse.

António Salvador voltou a criticar o pouco apoio do concelho e do tecido empresarial da região: «É preciso que a cidade acorde de uma vez por todas se quer ter e manter um clube com a dimensão que hoje o Braga tem».

«Há 10 anos, como lembrou um sócio, o Braga ia a Vila do Conde para tentar não perder e hoje vai a Manchester tentar ganhar. Esta é a imagem de marca deste clube, com mais ou menos adeptos nas bancadas», disse.

Revelou ainda que quer renovar com Hugo Viana, cujo contrato termina no final desta época e mostrou-se «convencido» de que o médio vai continuar mesmo no Sporting de Braga.