O Benfica venceu, este sábado, a um Gil Vicente irreconhecível por 0-3, em jogo da sétima jornada da I Liga, disputado no Estádio Cidade de Barcelos. Os golos, todos marcados na primeira parte, de Lima (2'), Luisinho (27') e André Gomes (45'+2) deram mais três pontos aos encarnados.
O Benfica regressou ao campeonato nacional, depois da vitória na Taça de Portugal (4-0 ao Freamunde) e da derrota na Liga dos Campeões (2-1 com o Spartak de Moscovo). O adversário desta noite foi o Gil Vicente, um adversário que tem por hábito complicar, e muito, os "grandes" na cidade de Barcelos, mas que desta vez se apresentou como um galo de crista pequena.
Jorge Jesus, que não pode contar com os lesionados Gaitán, Aimar, Carlos Martins e Nolito, colocou desde o início o defesa esquerdo Luisinho, relegando Melgarejo para o banco de suplentes, o jovem médio André Gomes (da equipa B) e o extremo holandês Ola John. Bruno César e Rodrigo também começaram o desafio no banco de suplentes.
O Benfica apresentou-se na cidade minhota disposto a apagar a fria derrota em Moscovo. E fê-lo cedo. Logo aos dois minutos de jogo, ainda os adeptos nas bancadas estavam a aquecer, Lima cabeceou certeiro para o primeiro golo do Benfica, após passe do uruguaio Maxi Pereira.
Em vantagem, a equipa de Lisboa continuou a massacrar o Gil Vicente, equipa que esta noite não correspondeu às expetativas, com graves falhas na defesa.
A fraca defesa gilista voltou a estar em evidência no segundo tento do Benfica, marcado por Luisinho aos 27 minutos de jogo, com Lima e Enzo Pérez a trabalharem em conjunto para oferecer o golo ao defesa esquerdo português.
Aos 38 minutos, a formação comandada por Jorge Jesus podia ter feito o terceiro golo, por intermédio de Cardozo, mas o Benfica preferiu esperar pelo tempo de desconto da primeira parte. Após remate de Enzo Pérez e defesa incompleta de Adriano, André Gomes, médio da Equipa B, “ganhou” dois ressaltos na defesa e só teve de empurrar para dentro da baliza do Gil.
No início da etapa complementar, o Benfica tirou o pé do acelerador e passou a gerir a vantagem de três golos. Durante a segunda parte, Jesus fez três substituições, retirando de campo Matic, Lima e Cardozo, fazendo entrar Bruno César, Rodrigo e André Almeida. O técnico do Benfica viu ainda a sua equipa ficar reduzida a dez elementos após a expulsão de Enzo Pérez, aos 69 minutos, por acumulação de cartões amarelos.
Aos 70 minutos, André Cunha colocou a bola dentro da baliza de Artur mas o médio fê-lo com a mão. O árbitro Vasco Santos invalidou o golo e mostrou o cartão amarelo ao jogador do Gil Vicente.
Só nos instantes finais da partida é que a formação de Barcelos conseguiu assustar Artur mas o guarda-redes brasileiro esteve muito atento e eficaz.
O Benfica sai de Barcelos com os três pontos que o coloca na liderança da I Liga e fica à espera do resultado do FC Porto no Estoril, agendado para domingo, às 20h15.