A equipa do Sporting será a grande atração da 12.ª edição do Torneio da Soberania que junta, de 14 a 16 de dezembro, em Macau, oito formações de veteranos de futebol.

Cadete, Fernando Mendes, Leal e Melo são quatro dos jogadores da equipa portuguesa que vão jogar em Macau, numa prova que vai decorrer nos campos do Canídromo e da Universidade de Ciência e Tecnologia, explicou à agência Lusa Francisco Manhão, presidente da Associação dos Veteranos de Futebol de Macau.

Além do Sporting, vão ainda alinhar as formações de Macau, Hong Kong, República Popular da China, Taiwan, Coreia do Sul, Malásia e Cabo Verde.

O torneio, explicou Francisco Manhão, será disputado em duas séries de quatro equipas e no final de cada série o quarto do grupo A joga com o quarto do B e assim sucessivamente, discutindo-se o primeiro lugar do torneio entre os vencedores de cada grupo.

Além de «assinalar e comemorar» a transferência de poderes de Portugal para a China em dezembro de 1999, o torneio é também uma forma de homenagear Macau, «que sempre foi um ponto de encontro de várias culturas, várias gentes, várias tradições», salientou o organizador.

«Aqui sempre conviveram vários povos, sempre foi uma terra de tolerância, de amizade e é tudo isto que queremos assinalar, celebrar e mostrar ao mundo, porque esta cidade, diferente de todas as outras, nunca deixou de ser o que sempre foi, nunca deixou de receber bem quem a visita, quem a acolhe como sua terra», concluiu Francisco Manhao.