O Sporting empatou, esta segunda-feira, a zero com a Académica de Coimbra, em jogo de fecho da sétima jornada da I Liga, disputado no Estádio de Alvalade. Os Leões têm o mesmo número de pontos que rondas no campeonato nacional.
No primeiro e último encontro de Oceano em Alvalade como treinador principal, o Sporting apresentou-se com duas novidades na equipa titular face ao último desafio, a contar para a Liga Europa, frente ao Genk, onde os Leões perderam por 2-1.
Viola e Arias foram as duas novidades no "onze" montado por Oceano Cruz. Cédric e Jeffrén foram os sacrificados.
O Sporting, que vinha de quatro derrotas consecutivas, e a Académica defrontavam-se pela primeira vez desde que os Estudantes venceram os Leões na final da Taça de Portugal, no Jamor, em maio passado.
Consciente da necessidade de angariar pontos para fugir aos lugares de despromoção, o Sporting entrou bem no encontro, movimentando-se bem no campo, mas pela frente deparou-se com uma Académica atrevida, animada depois da boa exibição no Vicente Calderón, frente ao Atlético de Madrid, na passada quinta-feira.
Dos lances mais perigosos no primeiro tempo, destaque para o remate cruzado e rasteiro de Viola, logo aos 12 minutos.
À entrada para o segundo tempo, Oceano fez alterações no “onze”, substituindo Valentín Viola por Gelson Fernandes, que foi muito assobiado em Alvalade, uma vez que o médio já terá comunicado a sua vontade de regressar ao Sion da Suíça.
Insatisfeitos com o que viam, os cerca de 25 mil adeptos presentes nas bancadas iam gritando “Joguem à bola” para dentro de campo, mas os jogadores leoninos pareciam não querer reagir. Isto tudo à frente do novo treinador do Sporting, Frank Vercauteren – sentado na tribuna de imprensa entre os jornalistas -, que será apresentado amanhã
A Académica ia acreditando na vitória perante este Leão adormecido e, aos 60 minutos, Marinho quase fazia um chapéu a Rui Patrício, após um mau alivio de Gelson Fernandes. Depois, foi a vez de Ricardo salvar a formação de Coimbra por duas ocasiões.
O jogo terminou com um lance polémico, quando um jogador atrasou a bola para o guardião da Académica mas o árbitro Bruno Esteves nada assinalou.
Os adeptos despediram-se do Estádio de Alvalade com palavras muito feias para o presidente Godinho Lopes. 
Com este empate, o Sporting fica agora com sete pontos, menos dez dos que têm FC Porto e Benfica.  A Académica fica com oito.