O belga Frank Vercauteren foi esta terça-feira apresentado como o novo treinador do Sporting e manifestou a sua expectativa de ir além do contrato até ao final da presente temporada, num sinal de confiança no seu trabalho e no projeto de Godinho Lopes.

«É uma oportunidade que muitos gostariam de ter. Não sei quanto tempo vou ficar. Espero que não sejam só os seis meses. Vou tentar fazer com que a equipa esteja melhor. Este é um clube muito importante, não vi apenas por alguns meses», disse o novo técnico leonino.  

Em conferência de imprensa realizada no estádio José Alvalade, o treinador, de 56 anos, agradeceu à direção ter sido o eleito para assumir a equipa e aos adeptos pela receção que teve durante estes primeiros dias, mas recusou fazer promessas. No entanto, não atira ainda a toalha ao chão na luta pelo título e quer pensar «jogo a jogo». «Ambição temos de ter, mas precisamos de ser realistas: não dependemos só de nós. Prefiro ter as coisas em mão e não depender dos outros, mas ambição nunca é demais. Não gosto de prometer muito, prefiro fazer primeiro e falar depois. Enquanto matematicamente for possível continuaremos a acreditar».

Apesar do mau momento do clube, que venceu apenas dois dos 13 jogos efetuados esta época, Franky Vercauteren garantiu não ter tido dúvidas perante o convite dos leões. «Durante estes últimos meses tive tempo de redefinir as minhas prioridades e decidi o que queria fazer em termos de qualidade, estrutura e ambição. O Sporting corresponde a tudo isso. É de facto um período difícil, mas o potencial existe. Não foi uma escolha difícil», vincou.

Questionado sobre qual o principal problema da equipa de Alvalade, Vercauteren foi bastante sucinto: «O problema é que não estamos a ganhar. Poderão passar por aspetos técnicos, táticos, físicos, mas sobretudo mentais e aí a responsabilidade é do treinador. Nasci habituado à pressão e vivo bem com a pressão.» 

Franky Vercauteren assinou contrato válido com o Sporting até ao final da época e vai estrear-se à frente dos leões no próximo domingo, no estádio do Bonfim, contra o Vitória de Setúbal.