Rui Vitória disse, esta quinta-feira, que o poderio ofensivo do Benfica pode criar desequilíbrios defensivos que o Vitória de Guimarães vai tentar explorar no Estádio da Luz, no sábado, na oitava jornada da I Liga de futebol.
O treinador da equipa minhota elogiou a «versatilidade» que a equipa "encarnada" tem a atacar e «a variedade de opções ofensivas» de que dispõe, mas, frisando que o Benfica «tem poucos pormenores negativos», notou que «há momentos em que pode ter um desequilíbrio», o que «é típico das equipas que têm esse poder ofensivo».
Sublinhando que também natural que os “encarnados” marquem golos nesse processo, o antigo treinador dos juniores do Benfica defendeu que o sucesso passa por «entender a grandeza do adversário» e prometeu um Vitória de Guimarães com ambição na Luz.
«Tentamos sempre vencer seja qual for o adversário, todos os treinadores pensam assim. Se não der para ganhar, tenta-se não perder, essa é a nossa perspetiva, dentro das nossas limitações e com as nossas armas, sabendo que do outro lado estará um adversário fortíssimo», disse na conferência de imprensa de antevisão da partida.
O avançado argelino Soudani, expulso na última jornada (triunfo caseiro sobre o Vitória de Setúbal por 2-1) é a grande baixa para o jogo, mas Rui Vitória não vai mudar estruturalmente a equipa por causa disso e assegurou que a equipa «vai tentar manter a sua identidade».
"Podemos apresentar algumas nuances em função do adversário, até porque o Benfica pode empurrar-nos mais vezes para trás do que outras equipas, mas também o Benfica alterou a sua forma de jogar com o Barcelona", assegurou.
O Vitória de Guimarães é quinto classificado, com 11 pontos, situação talvez esperada por poucos, dada a difícil situação económico-financeira do clube e que obrigou mesmo a uma profunda reestruturação do plantel para esta temporada.
«O nosso objetivo é somar pontos para dar tranquilidade à equipa e para que ela possa evoluir e melhorar. Todos os pontos que amealharmos são importantes porque o clube vive um momento complicado e deixam-no mais tranquilo e, de uma certa forma, ajudam a salvá-lo», afirmou.
O treinador pronunciou-se ainda sobre a intenção da direção presidida por Júlio Mendes de constituir uma sociedade anónima desportiva (SAD) para o futebol, o que irá ser discutido e votado dentro de cerca de duas semanas em assembleia-geral.
«A direção pensa que este é o caminho bom para o Vitória e nas eleições foi a sua palavra de ordem. Não consigo dizer que é melhor, mas cada vez mais esta tem de ser uma área profissionalizada e controlada do ponto de vista financeiro e se a SAD vier nesse sentido, será bem-vinda», afirmou.
O plantel às ordens de Rui Vitória volta a treinar sexta-feira de manhã e no final será divulgada a lista de convocados. O jogo tem início marcado para as 20h30 de sábado, no Estádio da Luz, em Lisboa.