Na lista elaborada pelo jornal italiano “Gazzetta dello Sport” dos 50 jovens jogadores que são promessas mundiais do futebol constam quatro atletas que atuam em Portugal: Iturbe (FC Porto), Oblak (Rio Ave), Labyad (Sporting) e Emmanuel M’Bola (FC Porto B).

Iturbe chegou ao FC Porto em 2011, apelidado de novo Messi, mas o treinador Vítor Pereira não lhe tem dado muitas oportunidades para mostrar o seu talento.

Labyad foi uma das contratações mais sonantes do Sporting. O marroquino de 19 anos é dono de uma técnica invejável que o fez ganhar nome na Holanda ao serviço do PSV. Falta-lhe agora afirmar-se no clube de Alvalade, onde tem feito uma campanha intermitente.

O eslovaco Oblak de 19 anos chegou à Luz em 2010, mas tem sido constantemente emprestado para ganhar maturidade. O guarda-redes já passou pelo Beira-Mar, Olhanense, U. Leiria e, esta época, surge no Rio Ave.

M’Bola é o menos conhecido deste lote de jogadores. O defesa zambiano de 19 anos atua na equipa B do FC Porto e é ainda um desconhecido no futebol português.